Dezenas de idosos vítimas do “golpe da selfie” são atendidos em mutirão da Defensoria na cidade de São Vicente do Sul
Publicação:
São Vicente do Sul (RS) – Na última terça-feira (12), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) promoveu um mutirão de atendimentos na cidade de São Vicente do Sul, direcionado às vítimas do chamado “golpe da selfie”. Quase 40 idosos foram atendidos na ação, após o Sindicato dos Trabalhadores Rurais identificar que essas pessoas estavam sendo enganadas por estelionatários.
De acordo com o defensor público Gustavo Cattelan Ruffo, que atende em São Vicente do Sul, as vítimas foram procuradas por golpistas que se passavam por funcionários do governo federal ou do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De posse dos dados verdadeiros das pessoas, os estelionatários diziam que os idosos tinham valores a receber, como ressarcimento de juros abusivos pagos em dívidas passadas. Para receber esses valores, as vítimas deveriam tirar uma foto, a fim de comprovar o pedido. No entanto, o que acontecia de fato era a contratação de novos empréstimos consignados. O dinheiro era liberado sem a necessidade de qualquer assinatura e os golpistas recebiam comissão pela venda ou solicitavam um pagamento das próprias vítimas, como contrapartida pela suposta ajuda. Centenas de vítimas teriam sido lesadas na região central do estado.
A grande maioria delas recebe apenas um salário mínimo de aposentadoria. Com os descontos dos empréstimos consignados, a renda de algumas dessas pessoas chegou a cair pela metade. É o caso de Eva Fernandes Ribeiro, de 74 anos, que recebeu no último mês pouco mais de R$ 800, quando deveria receber mais de R$ 1 mil. Com problemas de locomoção, a aposentada precisa pagar pelos serviços de uma cuidadora, além do tratamento que faz.
O objetivo do mutirão foi coletar informações, documentos, relatos e demonstrativos que podem embasar uma possível ação civil pública no futuro, caso o problema não seja resolvido extrajudicialmente. Os atendimentos aconteceram na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Vicente do Sul e, conforme o dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (NUDECONTU) da Defensoria Pública, Rafael Pedro Magagnin, mesmo aqueles que já haviam devolvido o dinheiro e resolvido sua situação, foram ouvidos pela DPE.
Aqueles que não conseguiram comparecer presencialmente ao mutirão, e acham que foram vítimas do mesmo golpe, podem procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Vicente do Sul (Rua Quatorze de Julho, 945) ou a Defensoria Pública da cidade (Rua Vinte de Setembro, 775 – Fone 55 3257-2702).
Idosos vítimas do “golpe da selfie” são atendidos em mutirão da DPE/RS em São Vicente do Sul
Realização: ASCOM DPE/RS Crédito: ASCOM - DPE/RS