Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública realizará mutirão para atender vítimas do “golpe da selfie” em São Vicente do Sul

Publicação:

Mutirão ocorrerá dia 12 de abril
Mutirão ocorrerá dia 12 de abril - Foto: Eduarda Zalevski
Por Luísa Tagliapietra - ASCOM DPE/RS

São Vicente do Sul (RS) – Na próxima terça-feira (12), das 9h às 18h, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) realizará um mutirão de atendimentos na cidade de São Vicente do Sul, na região central do Estado.

O objetivo é coletar informações, documentos, relatos e demonstrativos de eventuais golpes que pessoas, principalmente, idosos e aposentados tenham sofridos na cidade.

De acordo com informações obtidas pela DPE/RS, as vítimas foram procuradas por golpistas que se passavam por funcionários do governo federal e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que induziram essas pessoas a contratarem sem saber, empréstimos consignados achando que os valores que recebiam eram de ressarcimento de juros abusivos pagos em dívidas passadas.

O dinheiro era liberado sem a necessidade de qualquer assinatura e as transações bancárias eram permitidas porque os golpistas utilizavam a tecnologia de reconhecimento facial para aprovação dos agentes financeiros.

De acordo com informações iniciais centenas de vítimas foram lesadas. Os trabalhos da Defensoria Pública vão ser realizados no Sindicato Rural do Município, na Rua Sete de Setembro 1035.

VÍDEO

O defensor público dirigente do Núcleo do Consumidor e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado, Rafael Pedro Magagnin, explica como funciona o golpe.

00:00:00/00:00:00

Rafael Pedro Magagnin

Rafael Pedro Magagnin

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul