Defensoria Pública realiza primeiro mutirão presencial do ano e atende catadores de lixo, em Porto Alegre
Publicação:
Porto Alegre (RS) – Em meio à chuva e ao tempo ruim, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) realizou o primeiro mutirão presencial do ano de 2021 na manhã da última quinta-feira (10). Os trabalhos foram realizados pela equipe da Defensoria Itinerante na região das ilhas do Guaíba e foram atendidas dezenas de pessoas que trabalham com a reciclagem de lixo.
“A Defensoria Pública vem acompanhando o desespero de muitas famílias que trabalham com a reciclagem do lixo em Porto Alegre e, diante da extrema vulnerabilidade dessas pessoas, decidiu, através de seus Núcleos do Consumidor e da Moradia, se dirigir até a localidade, mesmo debaixo de chuva, para melhor atender à população”, comenta o defensor público dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (Nudecontu), Rafael Pedro Magagnin.
Além dos atendimentos específicos, a Defensoria também teve como objetivo, por meio do mutirão, escutar a comunidade e as lideranças, participando ativamente na construção de uma aproximação entre os catadores de lixo e o poder público.
“Foi muito importante ir até onde as pessoas estão. Na grande maioria, os atendidos jamais haviam acessado os serviços da Defensoria. Além disso, fomos muito bem recebidos durante a manhã”, ressalta a defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia (Nudeam) e da Defensoria Itinerante, Flávia Rumi Steinbruch.
Está prevista a realização de novos mutirões na região das ilhas e na vila Dique, onde estão outras comunidades de catadores.