Defensoria participa de mutirão de enfrentamento à violência contra a mulher
Publicação:
Na quarta-feira (25), Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, a Defensoria Pública esteve no Largo Glênio Peres prestando atendimento jurídico a mulheres. Foi o primeiro mutirão presencial da Defensoria Pública após o início da pandemia da Covid-19.
A ação integra as atividades propostas pelo Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher para os 16 dias de ativismo e conscientização por respeito, igualdade e segurança das mulheres.
“A participação da Defensoria Pública na ação realizada demonstra a preocupação e o envolvimento da instituição com a luta pelo fim da violência contra as mulheres”, afirma a defensora pública Aline Palermo, dirigente do Núcleo de Defesa de Direitos Humanos, que participou do mutirão.
O Comitê conta com a participação da Polícia Civil, prefeitura de Porto Alegre, Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça do RS, Defensoria Pública do Estado, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), entre outros órgãos.
O mutirão realizou aproximadamente 200 atendimentos, com ampla procura pelos serviços da Defensoria nas mais diversas áreas, viabilizando o fornecimento de informações processuais e o esclarecimento de dúvidas da população.
Até o dia 10 de dezembro, a mobilização interinstitucional visitará outras 15 cidades, levando informações e oferta de atendimentos e serviços gratuitos.