Defensora pública acompanha solenidade de início das obras do novo presídio de Charqueadas
Publicação:
Charqueadas (RS) – A defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa em Execução Penal da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (NUDEP – DPE/RS), Cintia Luzzatto, acompanhou, na manhã desta quarta-feira (29), a solenidade de início das obras da Penitenciária Estadual de Charqueadas II. O evento ocorreu na sede da 9ª Delegacia Penitenciária Regional do município.
Na cerimônia, o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, e o secretário estadual da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, assinaram a ordem de construção, que terá o investimento de R$184 milhões no sistema prisional gaúcho. O projeto prevê a criação de dois módulos independentes, ocupando uma área de 23.231,29m².
O novo espaço terá 1.656 vagas, sendo 16 destinadas às pessoas com deficiência, fazendo parte de um dos maiores complexos penitenciários do país. A implantação da penitenciária proporcionará ainda outros benefícios à comunidade, como a regularização de áreas adjacentes às unidades prisionais. As obras devem ser concluídas em até 360 dias.
Participaram também o vice-prefeito de Charqueadas, André da Fonseca Sippel; o prefeito de Arroio dos Ratos, José Carlos Garcia de Azeredo; o superintendente da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), José Giovani Rodrigues de Souza; além de autoridades e servidores do Estado.