Prédio-sede é iluminado com as cores do Mês do Orgulho LGBTQIA+
Publicação:
Porto Alegre (RS) – Até o fim de junho, o colorido já característico do Mês do Orgulho LGBTQIA+ vai iluminar o prédio-sede da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS).
A iluminação faz referência também ao incidente ocorrido em 28 de junho de 1969, quando um grupo de gays, lésbicas e transsexuais foi vítima de repressão policial no bar Stonewall Inn., em Nova Iorque (EUA).
Cansada de sofrer com a intolerância das autoridades, que já era corriqueira especialmente em bares, a comunidade LGBTQIA+ se revoltou e, com o apoio de simpatizantes, fez uma mobilização para responder à perseguição policial.
O episódio ficou marcado como a Rebelião de Stonewall Inn. e a data registrada como o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
Infelizmente, há pouco a se comemorar. Segundo pesquisa feita pela ONG Grupo Gay da Bahia, a cada 20 horas, um(a) integrante da comunidade LGBTQIA+ morre no Brasil por conta da LGBTfobia. O Relatório Mundial da Transgender Europe mostra que, de 325 assassinatos de transgêneros registrados em 71 países nos anos de 2016 e 2017, um total de 52% – ou 171 casos – ocorreram no Brasil. Estima-se que jovens rejeitados por sua família por pertencerem a esse grupo têm 8,4 vezes mais chances de tentarem suicídio e a expectativa de vida das trans é de apenas 35 anos.
A busca pela construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente de orientação sexual, identidade ou expressão de gênero deve ser responsabilidade e dever de todos.
Se você foi ou vem sendo vítima de discriminação e intolerância, procure a Defensoria Pública!
O que significa a sigla LGBTQIA+?
Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexual, Assexual e outros grupos e variações de sexualidade e gênero.