Mutirão da Defensoria nas áreas de defesa do consumidor e direitos da criança é realizado em Porto Alegre
Publicação:
Porto Alegre (RS) - A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) realizou, nesta quarta-feira (26), um mutirão de atendimentos e orientação jurídica no Centro Vida Humanística, no bairro Rubem Berta.
Por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (NUDECONTU) e do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NUDECA), a população pôde sanar dúvidas e encaminhar demandas nas áreas de defesa do consumidor, especialmente envolvendo questões de regularização de energia elétrica, e vagas em creche. Mais de 20 pessoas receberam atendimento dos servidores e defensores públicos.
Segundo a dirigente do NUDECA, Andreia Paz Rodrigues, a iniciativa teve como ponto de partida a alta procura pelas questões na região.
Os dados da Secretaria Municipal de Educação (SMED) confirmam o aumento nas buscas por vagas em instituições de ensino infantil. Em janeiro deste ano, 6.390 crianças esperavam para ingressar em uma creche. O número representa 10,5% a mais que em 2022, quando haviam 5.779.
Ariane de Souza Padilha foi uma das assistidas a conseguir andamento em sua situação. "Tive um pequeno problema e não consegui fazer a troca de escolinha do meu filho pela SMED. Fiquei sabendo do mutirão e estou saindo daqui com tudo certo!", contou.