Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em São Francisco de Assis, DPERS cria projeto inédito focado na reciclagem, coleta de lixo e sustentabilidade

Publicação:

Foto informativa sobre a separação correta de lixo.
Em São Francisco de Assis, DPERS cria projeto inédito focado na reciclagem, coleta de lixo e sustentabilidade - Foto: Henrique Gomes Barreiro - ASCOM DPE/RS
Por Rafaela Vieira - ASCOM DPE/RS

São Francisco de Assis (RS) – Para além da atuação judicial, a Defensoria Pública tem também como função a promoção da educação e a atuação na tutela do direito ao meio ambiente equilibrado. Pensando nisso, a defensora pública Polliana de Araújo Rocha, responsável pela Defensoria Pública Regional de São Francisco de Assis, criou o projeto “Recicl(AÇÃO) Chico”, que buscará promover a educação ambiental na região.

Ainda em fase de estudos para implementação, a ação terá como uma de suas plataformas informar a população sobre a importância da coleta seletiva de lixo em São Francisco de Assis. A partir disso, será possível fomentar a prática de preservação do meio ambiente e do desenvolvimento social sustentável na cidade, que tem cerca de 17.618 habitantes.

De acordo com Polliana, o projeto surgiu tendo em vista a importância da educação ambiental acerca da destinação de resíduos sólidos na comunidade assisense. “Tudo foi elaborado como forma de se buscar um desenvolvimento social sustentável, pensando nas presentes e futuras gerações”, destacou a defensora.

No Brasil, em 2021, foram geradas cerca de 27,7 milhões de toneladas de lixo reciclável. No entanto, o índice de reciclagem foi de apenas 4%. Os dados são da pesquisa Panorama dos Resíduos Sólidos, divulgada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Ainda de acordo com o estudo, pouco mais de um quarto das cidades brasileiras, 27% ou cerca de 1,5 mil municípios, sequer contam com coleta seletiva, impactando a destinação final dos resíduos e a extração de recursos naturais.

Um dos entraves na reciclagem de resíduos é o descarte incorreto daqueles que poderiam ser reaproveitados. No projeto desenvolvido pela defensora pública, um dos pontos é que educadores ambientais frequentem as escolas a fim de informar os estudantes sobre o assunto.

Em São Francisco de Assis, um dos diferenciais na reciclagem é que o vidro não é recolhido pelos catadores da cidade, mas sim entregue no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

No Recicl(AÇÃO) Chico, a economia para o município em relação à destinação dos resíduos será estimulada, bem como a geração de renda para famílias de catadores, por meio da separação de materiais destinados à reciclagem.

O projeto terá como parceiros a Associação de Catadores e Recicladores Assisenses (ACRA); as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Fazenda; e a Câmara de Vereadores.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul