Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em reunião na Câmara, DPE/RS discute acessibilidade no transporte público de Porto Alegre

Publicação:

DPE/RS foi a única instituição integrante do sistema de Justiça presente
DPE/RS foi a única instituição integrante do sistema de Justiça presente - Foto: Cleiton Pereira
Por Drysanna Espíndola — Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – A defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDDH) e do Núcleo de Defesa da Pessoa com Deficiência (NUDEPED), Aline Palermo, participou, na última segunda-feira (14), de uma reunião com a Frente Parlamentar PcD de Porto Alegre, na Câmara Municipal de Vereadores, que tratou sobre a acessibilidade nos transportes públicos da Capital. O debate foi uma solicitação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre (COMDEPA).

DPE/RS foi a única instituição integrante do sistema de Justiça presente
DPE/RS foi a única instituição integrante do sistema de Justiça presente - Foto: Cleiton Pereira

Durante o encontro, no qual a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) era a única instituição integrante do sistema de Justiça, Aline Palermo destacou a importância da acessibilidade não ser mais tratada como mera formalidade, pois mesmo com grande parte da frota de ônibus sendo equipada para transportar para pessoas com deficiência, ainda existem muitos relatos de dificuldades enfrentadas no transporte público e na mobilidade urbana de Porto Alegre.

“É necessário garantir a acessibilidade efetiva, combatendo as barreiras atitudinais e o capacitismo cotidiano, que ainda impedem que pessoas com deficiência exerçam seus direitos de forma plena e independente”, ressaltou a defensora pública. O NUDEPED, que seguirá acompanhando a situação, se colocou à disposição para as medidas extrajudiciais e judiciais necessárias.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul