Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em Porto Alegre, DPE/RS impede que serviço de home care seja interrompido para paciente com comprometimento pulmonar grave

Publicação:

Paciente de 40 anos é portadora de doença grave
Paciente de 40 anos é portadora de doença grave - Foto: Freepik
Por Drysanna Espíndola — Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – A Defensoria Pública de Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) conseguiu, através de liminar, que a Unimed Porto Alegre mantenha o serviço contínuo de home care para uma paciente de 40 anos com comprometimento pulmonar grave devido a uma doença rara, na capital.

A assistida, que é tetraplégica e faz uso de cilindro de O2, teria o serviço interrompido na próxima segunda-feira (9) devido à extinção do convênio firmado entre o Conselho de Educação Física e a Unimed Federação.

“O plano que ela tinha era coletivo e ela tinha o home care por força de um acordo, desde 2017. Com a extinção do plano, a irmã teve que fazer um plano familiar com a Unimed Porto Alegre, que é uma empresa diferente da Unimed Federação. A paciente recebeu uma notificação informando que o acordo foi rescindido e que o serviço de home care que ela recebia seria retirado no dia 9 de janeiro de 2023”, explicou a defensora pública Marta Beatriz Todesco Zanchi, que atuou no caso.

De acordo com laudos médicos, a paciente é portadora de neurofibromatose, hidrocefalia, traqueostomia, disfagia para líquidos e infecções respiratórias e urinárias, necessitando de constante atendimento de enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, além de equipamentos médicos para coleta laboratorial, realização de exames e demais procedimentos hospitalares.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul