Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em caráter de urgência, Defensoria Pública garante transferência hospitalar para idosa em São Francisco de Assis

Publicação:

Leito hospitalar
O pedido, ajuizado por volta das 22h, foi deferido no mesmo dia, garantindo o acesso à saúde para a assistida de 74 anos - Foto: Freepik
Por Pedro Costa - ASCOM DPE/RS

São Francisco de Assis (RS) – Na última sexta-feira (6), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) garantiu, em menos de duas horas, que uma idosa em estado grave de saúde conseguisse transferência hospitalar, em São Francisco de Assis.

O pedido, ajuizado em caráter de urgência por volta das 22h, foi deferido ainda no mesmo dia, assegurando o acesso à saúde para a assistida de 74 anos.

A noite já caia na região central do Estado quando o filho da idosa se dirigiu à sede da Defensoria no Município. O homem relatou que mãe se encontrava internada no Hospital Santo Antônio, em um quadro grave de Insuficiência Respiratória Aguda. Os laudos médicos apontavam para a necessidade imediata de intervenção.

Como o hospital não contava com os aparelhos para realização dos procedimentos médicos necessários e a família não teria condições financeiras para arcar com a relocação hospitalar particular, a defensora pública Lorena Lima entrou com uma ação pedindo a transferência urgente para um hospital com leito em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O requerimento foi atendido às 23h30 da sexta-feira e a decisão cumprida já no sábado à tarde. Segundo a família, a mulher está em estado estável e realizando exames.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul