Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Eventos e palestras com participação da DPE/RS marcam a semana da pessoa idosa

Publicação:

Os eventos aconteceram para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 01 de outubro.
Os eventos aconteceram para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 01 de outubro. - Foto: Reprodução
Por Rafaela Vieira - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Ao longo dos dias 02 a 06 de outubro, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) participou de eventos alusivos à semana da pessoa idosa. Organizados pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, os eventos aconteceram para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 01 de outubro.

A defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Pessoa Idosa (NUDEPID), Mariana Fenalti Salla, ministrou a palestra “Exploração Financeira e Endividamento” aos grupos de idosos do CRAS Timabúva e do CESMAR, no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre.

"A celebração do Dia Internacional da Pessoa Idosa é muito importante para que a temática venha à tona e ganhe a atenção da sociedade. A celebração do outubro prata vêm cumprindo seu papel de promover o necessário debate sobre as políticas públicas voltadas à pessoa idosa e os avanços que necessitam ser promovidos”, disse a defensora.

Na semana, houve a abertura do Outubro Prata na Casa dos Conselhos e da Semana Estadual da Pessoa Idosa na Assembleia Legislativa do Estado. Durante o período, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, palestrou sobre os “100 anos de previdência social no Brasil”.

Além de audiência pública sobre a Rede Estadual de Proteção à Pessoa Idosa e da reunião com o Secretário Nacional de Direitos da Pessoa Idosa, houve Oficina de Direitos da Pessoa Idosa, promovida pelo NUDEPID.

Os eventos seguem ocorrendo ao longo do mês. Este período será marcado pela palestra a ser ministrada pela defensora Mariana sobre o tema "Violência contra a Pessoa Idosa", no evento Cidade Cuidadora, em Montenegro.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul