Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DPE/RS realiza roda de conversa sobre superendividamento com pessoas em situação de rua no Centro POP 2

Publicação:

O encontro é uma oportunidade de o público conhecer melhor os seus direitos, especialmente sobre o superendividamento
O encontro é uma oportunidade de o público conhecer melhor os seus direitos, especialmente sobre o superendividamento - Foto: Divulgação
Por Pedro Costa - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Na próxima segunda-feira (24), pessoas em situação de rua poderão participar da roda de conversa “Conheça seus direitos”, da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS). O encontro é uma oportunidade de o público conhecer melhor os seus direitos, especialmente sobre o superendividamento. A ação acontece às 9h, no Centro POP 2 (Rua Gaspar Martins, 114/120), no bairro Floresta, em Porto Alegre.

A população ainda poderá esclarecer dúvidas sobre outros assuntos que envolvem a vida nas ruas. A reunião será ministrada pelas defensoras públicas Ana Carolina Sampaio Pinheiro de Castro Zacher, coordenadora da Câmara de Conciliação Cível; Mariana Fenalti Salla, dirigente do Núcleo de Defesa da Pessoa Idosa e Alice Backes de Leon, dirigente do Núcleo de Defesa Ambiental.

Segundo Alice, a escolha do tema do superendividamento se deu pela alta demanda dos usuários do Centro POP 2, que apresentam muitas dúvidas e necessidades relacionadas ao assunto, de acordo com funcionários do local.

Os Centros POP são pontos de referência especializados no atendimento à população em situação de rua. Sua equipe multidisciplinar atende adultos, idosos e famílias em situação de rua, de forma individualizada e coletiva, durante o período do dia, propondo aos usuários alternativas de enfrentamento à situação de rua e encaminhamentos junto à rede de serviços.

“Conheça seus direitos”
A roda de conversa “Conheça seus direitos” tem como público-alvo pessoas em situação de rua, e teve sua primeira edição no mês de junho, no Centro POP 1. A ideia é aproximar ainda mais a Defensoria dessa parcela da população, promovendo a educação em direitos. No primeiro encontro, 46 pessoas participaram da conversa, muitas ativamente, com questionamentos e apresentação de casos.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul