DPE participa de aula inaugural do projeto que vai utilizar mão de obra prisional na confecção de calçados, em Arroio dos Ratos
Publicação:
Arroio dos Ratos (RS) – A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) foi uma das instituições presentes na aula inaugural que deu início ao Projeto Novos Horizontes, na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos, na última terça-feira (5). A iniciativa, em parceria com a empresa calçadista Picadilly, resultou na instalação de uma unidade fabril na casa prisional, que vai proporcionar trabalho aos apenados do regime fechado, além da possibilidade de trabalho para os presos dos regimes aberto e semi-aberto, com monitoração eletrônica, nas unidades fabris de Rolante e Teutônia.
Do total de 200 vagas, serão contemplados inicialmente 60 apenados, que receberão curso de confeccionador de calçados, custeado pela empresa e viabilizado pelo Senai Vale do Taquari.
O Termo de Cooperação foi publicado no dia 28 de junho deste ano e terá vigência de 60 meses. A empresa demonstrou interesse também em empregar pessoas em monitoração eletrônica da 7ª e da 8ª região penitenciária.
A dirigente do Núcleo de Defesa em Execução Penal da Defensoria (NUDEP), Cíntia Luzzatto, e a defensora pública com atuação na penitenciária, Lucinara Josefina Oltramari, acompanharam o evento, juntamente com representantes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), da Picadilly e do Senai Vale do Taquari.