Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DPE/RS fiscaliza obras de moradias que foram prometidas a 37 famílias em situação de vulnerabilidade social em Itaqui

Publicação:

Defensoria Pública assinou, em junho de 2021, um termo de cooperação com o MPT e o governo municipal de Itaqui
Defensoria Pública assinou, em junho de 2021, um termo de cooperação com o MPT e o governo municipal de Itaqui - Foto: Sandrine Knopp – Ascom DPE/RS
Por Drysanna Espíndola – Ascom DPE/RS

Itaqui (RS) – A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) vem fiscalizando semanalmente as obras de moradias que foram prometidas a 37 famílias em situação de vulnerabilidade social no município de Itaqui. A fiscalização é parte do termo de cooperação firmado no ano passado com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Prefeitura do município, para dar início ao projeto habitacional emergencial “Todos com Moradia”.

Desde a assinatura, a Defensoria realiza visitas regulares ao local, todas segundas e sextas-feiras, o que permite maior controle da obra. No dia 2 de fevereiro, foi solicitada uma reunião com o Gabinete do prefeito para que algumas questões, observadas durante as vistorias, fossem ajustadas em conjunto com as pastas municipais. No encontro, foram levantadas duas questões principais: o atraso em relação ao nivelamento do terreno e o número reduzido de servidores para a execução da obra.

Em relação ao nivelamento do terreno ter sido iniciado somente em janeiro (com tubulação ainda em fase de conclusão), a justificativa apresentada pelo Município foi um problema com os maquinários. E, para o número reduzido de trabalhadores, a justificativa foi a redução do quadro em razão da pandemia e pela demanda da Secretaria em outras frentes.

Nessa mesma reunião, também foi discutida a possibilidade de receber a ajuda de militares do Exército, por intermédio da Vertente Mão Amiga, que já costuma auxiliar na manutenção e conservação de obras públicas na cidade. O comandante do 1° Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMEC), tenente-coronel Cesar Augusto Cruz Schittler, respondeu ao pedido de apoio de forma positiva em reunião realizada no dia 4 de fevereiro. Já foi constatado, em visita na última segunda-feira (14), o envio de dois militares ao local da construção para atuarem em conjunto com funcionários da Prefeitura.

Entenda o caso

A Defensoria Pública assinou, em junho de 2021, um termo de cooperação com o MPT e o governo municipal de Itaqui que garantiu moradia digna a 37 famílias que estavam em situação de vulnerabilidade social no município, tanto por condições socioeconômicas quanto por terem sido vítimas da enchente que assolou a cidade.

O projeto foi criado como solução para dois processos que tramitavam na Justiça desde 2016: um de reintegração de posse da chamada Vila Operários, por parte da Prefeitura, e outro de manutenção das famílias no local, movido pela DPE.

A iniciativa conta com recursos oriundos de multas por descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que são doados pelo MPT.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul