Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dirigente do NUDEAM participa de audiências públicas para debater moradia em áreas de risco nas ilhas de Porto Alegre

Publicação:

Composição da mesa de autoridades durante audiência pública.
Os encontros contaram com a participação de autoridades com atuações voltadas a pautas ambientais e moradores das ilhas. - Foto: Divulgação
Por Pedro Costa - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – O defensor público dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia (NUDEAM), Rafael Magagnin, participou de audiências públicas que trataram sobre habitação em áreas de risco no bairro Arquipélago, em Porto Alegre. As atividades foram divididas em dois sábados, nos dias 17 e 24, e ocorreram no Salão Nobre da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Os encontros contaram com a participação de autoridades com atuações voltadas a pautas ambientais e moradores das ilhas. Segundo Magagnin, as audiências serviram para “entender a realidade ambiental do bairro, os riscos que a manutenção da moradia das pessoas naquele local pode apresentar, se há possibilidade de permanecer e o interesse dos moradores em continuar ali.”

O defensor ressaltou que foram apresentadas alternativas tanto às famílias que desejam permanecer, como o Auxílio Reconstrução, quanto para os que optarem pelo reassentamento, como o Compra Assistida, garantindo moradia digna em local adequado. Ainda foram debatidas medidas para amenizar os efeitos de novas enchentes e inundações nas Ilhas.

Na sessão do último sábado (24), o encontro teve como objetivo encontrar soluções para moradores das Ilhas Grande dos Marinheiros e do Pavão. Na semana passada, os debates trataram sobre a mesma questão nas Ilhas da Pintada, das Flores e Mauá.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul