Defensorias Públicas do RS e da União atuam juntas em mutirão no Vale do Taquari
Publicação:
Vale do Taquari (RS) – Passado um mês da enchente que atingiu o Vale do Taquari, a Defensoria Pública do RS realizou mais um grande mutirão de atendimentos. Ao total, durante esta semana, 7 cidades da região contaram com pontos de orientação jurídica: Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum e Roca Sales.
Na ação, defensores públicos e servidores esclareceram dúvidas de centenas de pessoas, principalmente sobre os acordos realizados pela DPE/RS com a Corsan e a RGE Sul. Além disso, os moradores atingidos pela tragédia puderam receber orientações a respeito de outros assuntos, como direito civil e contratos com seguradoras.
Em casos nos quais foi verificada alguma possibilidade de descumprimento das tratativas, as empresas concessionárias de água e energia elétrica serão oficiadas para prestarem esclarecimentos e, se preciso, adotarem as providências necessárias.
As atividades foram realizadas em conjunto com a Defensoria Pública da União, que atendeu os casos relativos a problemas com previdência social, financiamentos junto à Caixa Econômica Federal, entre outros.
“Diante de toda essa tragédia, a união das instituições é fundamental para oferecer suporte eficaz às pessoas atingidas. É essencial que instituições, públicas e privadas, trabalhem juntas, combinando recursos, conhecimento e experiência para melhor auxiliar a quem precisa. Nesse mutirão, as Defensorias Públicas do RS e da União uniram esforços para auxiliar as pessoas a seguirem com as suas vidas”, ressaltou o subdefensor público-geral para Assuntos Jurídicos da DPE/RS, Alexandre Brandão Rodrigues.
Atendimentos nas regionais do Vale do Taquari
Os moradores da região que necessitarem de auxílio da Defensoria Pública do Estado, poderão buscar as regionais, que atendem das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira. Confira os endereços clicando aqui.