Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública Regional de Palmares do Sul inaugura oficialmente sua nova sede

Publicação:

Representantes da defensoria e autoridades locais puxando a fita de inauguração
Defensoria Pública Regional de Palmares do Sul inaugura oficialmente sua nova sede - Foto: Camila Schäfer - Ascom DPE/RS
Por Camila Schäfer – Ascom DPE/RS

Palmares do Sul (RS) – A Defensoria Pública Regional (DPR) de Palmares do Sul inaugurou oficialmente sua nova sede no dia 18, na presença de representantes da Defensoria Pública, além de autoridades municipais. Localizado na Av. Luís Silveira, 848, Centro, o novo espaço é mais acolhedor, digno e apropriado para receber e atender com qualidade os assistidos. A nova sede oferece uma ampla sala de espera, com longarinas e bebedouro, ambientes climatizados e iluminados e acessibilidade total.

Durante a cerimônia de inauguração, o diretor regional da DPR de Palmares do Sul, Antonio Trevisan Fregapane, relembrou sua posse na Defensoria Pública e a escolha pela comarca de Palmares do Sul. O defensor público também ressaltou que a nova sede é uma conquista da população carente e resultado do trabalho da diretora regional anterior, defensora pública Renata Dapper Santos. “Nossos assistidos precisam de conforto, acessibilidade e privacidade e essa nova sede vai ao encontro dos seus interesses”, disse. Fregapane ainda se colocou à disposição das demais instituições municipais para que sejam formadas parcerias com o intuito de resolver as demandas locais de maneira célere e menos onerosa.

O defensor público-geral do estado, Cristiano Vieira Heerdt, também reforçou a necessidade de diálogo entre municípios e Defensoria Pública, reconhecendo as dificuldades financeiras pelas quais as Prefeituras gaúchas têm passado. “Estamos abertos para encontrarmos as melhores soluções para todos os envolvidos. De nossa parte, a Administração Superior tem feito todos os esforços para disponibilizar, em todas as Defensoria Regionais, espaços como esse, confortáveis e acessíveis para a população. Além disso, buscamos esse marco de independência em relação ao Poder Judiciário. Que tenhamos nessa inauguração o símbolo do atendimento de qualidade e do serviço público de qualidade.”

A presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Adpergs), Juliana Coelho de Lavigne, também falou sobre a autonomia e a independência que a DPE vem buscando. “A inauguração de uma sede própria representa a nossa identidade e nossa vontade de sermos reconhecidos como instituição que não faz parte do Poder Judiciário. Na medida em que saímos dos Fóruns, essa identificação se fortalece cada vez mais.” A defensora pública também falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos defensores públicos que atendem por deslocamento e dos projetos que tramitam na Assembleia Legislativa para resolver a questão. “Essa é uma luta da sociedade gaúcha e o pedido que fazemos é de engajamento, para que estes projetos andem.”

De acordo com o prefeito de Palmares do Sul, Maurício Muniz, as demandas da população vulnerável chegam às Câmaras e às Prefeituras assim como chegam na Defensoria. “Dizem que a Câmara é a casa do povo, mas eu digo que a Defensoria Pública é a casa do povo”, afirmou. Da mesma forma, o presidente da Câmara Municipal de Palmares do Sul, vereador Edilson Zanini, ressaltou que a população carente é a grande beneficiária da nova estrutura da DPR, que oferece mais conforto e segurança a quem necessita dos serviços da instituição.

A equipe da Defensoria Pública Regional de Palmares do Sul é composta por um defensor público, uma analista processual, um técnico-administrativo e dois estagiários. São realizados, em média, 150 atendimentos por mês. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Presenças
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração a subdefensora pública-geral do estado para assuntos institucionais, Liseane Hartmann; o representante da Corregedoria-Geral da Defensoria Pública, Gustavo Brunet de Souza; o representante da Chefia da Polícia Civil, delegado Antonio Carlos Silvano Ractz Junior; o representante do Comando-Geral da Brigada Militar, major Paulo Eduardo Dutra dos Santos; o procurador jurídico do município de Capivari do Sul, Rodrigo Boeira; o vereador Nivalcir Farias Rocha (Rochinha); e o secretário municipal de administração de Palmares do Sul, Rodrigo Machado.

Confira as fotos da inauguração neste link.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul