Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública Regional de Esteio inaugura oficialmente sua nova sede

Publicação:

Defensoria Pública Regional de Esteio inaugura oficialmente sua nova sede
Defensoria Pública Regional de Esteio inaugura oficialmente sua nova sede - Foto: Camila Schäfer - Ascom DPE/RS
Por Camila Schäfer – Ascom DPE/RS

Esteio (RS) – Foi inaugurada, na última sexta-feira (1º), a nova sede da Defensoria Pública Regional (DPR) de Esteio, na Rua Dom Pedro, 299, no Centro da cidade. Agora com prédio próprio, a instituição está mais ampla, climatizada, organizada e acessível, o que qualificará o atendimento e trará conforto para as defensoras, servidores e estagiários que atuam na comarca.

Em seu discurso, a diretora regional da DPR de Esteio, defensora pública Marcelle Fernandes Cardoso de Boeckel, ressaltou que essa é uma conquista da comunidade e que o atendimento será qualificado. “É uma conquista daqueles que são a razão da existência da nossa instituição: a comunidade carente. Também é uma conquista enquanto instituição, pois agora podemos exibir nosso nome, não somos mais aqueles que ocupavam a salinha dos advogados do Fórum. Com a nova sede, vamos poder atender de forma mais efetiva.”

Para o defensor público-geral do estado, Cristiano Vieira Heerdt, o serviço público não é o causador dos males da nação, como tem sido disseminado. “Devemos mostrar que é ele o condutor da resolução das demandas sociais. Claro, é preciso fazer a autocrítica, quando necessário, mas penso que o serviço público é um dos motores da transformação social no país. Portanto, nós precisamos celebrar este ato de entrega, porque é um espaço da comunidade, das pessoas que estão em um patamar de sensibilidade muito grande e que necessitam de um local humanizado e acolhedor. Não é fácil, porque vivemos em um momento de extrema austeridade e precisamos buscar soluções para sair dessa crise, mas o que queremos mostrar é que na Defensoria a população vai encontrar um serviço público de qualidade e eficiente”, disse.

A presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Adpergs) em exercício, Maína Ribeiro Pech, também discursou sobre a importância do serviço público. “Vivemos um momento de desmantelamento do serviço público de modo geral, seja pelas inúmeras reformas ou pelas inúmeras críticas que temos enfrentado, como se os problemas sociais e econômicos fossem decorrentes do serviço público. No entanto, o interesse da coletividade é atendido pelo serviço público. Então é muito importante uma solenidade como essa, que traz mais visibilidade pra DPE, uma instituição que atende a comunidade carente e que demonstra para a população que o serviço público é essencial.”

O subdefensor público-geral do estado para assuntos administrativos, Antonio Flávio de Oliveira, saudou a parceria com o Poder Judiciário, que em diversas cidades cede salas para a Defensoria atuar. No entanto, ele ressaltou a importância de espaços próprios para a instituição. “Nós agradecemos muito pela parceria, mas crescemos demais e os espaços que temos nos Fóruns já não comportam a Defensoria. O Judiciário é muito importante para esse nosso desenvolvimento e construção.” O subdefensor também mencionou a característica acolhedora de Esteio. “Que seja um espaço de vivência, transformação, acesso à justiça e de acolhimento. Que todos aqui venham e saiam satisfeitos com o serviço público realizado com excelência.”

Segundo o vice-prefeito de Esteio, Jaime da Rosa Inácio, a administração municipal recebe elogios em relação ao atendimento da Defensoria Pública no município, pois a população se sente contemplada em suas necessidades. “O morador do bairro distante pode até não ter condições financeiras de pagar pelo transporte até a Defensoria, mas ele sabe que vai ter um defensor para lhe ajudar nas suas demandas.”

Conforme o secretário de estado de logística e transportes, Juvir Costella, que mora em Esteio, é necessária a união de esforços entre os poderes, para que a cidade cresça. Além disso, ele reforçou a importância do trabalho feito com zelo e que vai gerar reconhecimento no futuro. “Que possamos devolver para a sociedade aquilo que é da sociedade”, disse.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, vereador Mário Couto, saudou a nova sede. “Desejo que o trabalho desenvolvido continue sendo referência de ética, respeito, legalidade e comprometimento com a comunidade.”

Atualmente, a Defensoria Pública Regional de Esteio conta com uma equipe formada por duas defensoras públicas, um analista, um técnico-administrativo, quatro estagiários e uma funcionária da limpeza. Mensalmente são realizados cerca de 600 atendimentos na comarca.

Presenças
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o subcorregedor-geral da DPE, Marcelo Turela de Almeida; a defensora pública de Esteio Patrícia Casarin Müller Possebon Carvalho; os servidores da DPR de Esteio, Christian Grieffenhagen e Guilherme Ostjen Gonçalves; o juiz-diretor do Foro da comarca de Esteio, Max Akira Senda de Brito; a diretora da Promotoria de Justiça de Esteio, Camila Santos da Cunha; a representante da Procuradoria-Geral do Estado, Marciani Lansoni; o representante da Polícia Civil, delegado André Sperotto; o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Esteio, Ricardo Pedro Correa; o representante da Brigada Militar, major André Stein; os magistrados Francisco Moersh e Cristina Garcia; vereadores e conselheiras tutelares do município.

Confira as fotos da cerimônia de inauguração neste link.

 

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul