Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública inaugura oficialmente sua nova sede na cidade de Jaguari

Publicação:

Defensoria Pública inaugura oficialmente sua nova sede na cidade de Jaguari
Defensoria Pública inaugura oficialmente sua nova sede na cidade de Jaguari - Foto: Camila Schäfer - Ascom DPE/RS
Por Camila Schäfer – Ascom DPE/RS

Jaguari (RS) – Na última sexta-feira (11), a Defensoria Pública Regional de Jaguari inaugurou oficialmente sua nova sede, na Rua Edu Marchiori da Silveira, nº 2385, endereço no qual atende desde julho. A nova estrutura, mais ampla, também é climatizada e acessível, oferecendo maior conforto e privacidade à população que procura os serviços da instituição.

Na cerimônia de inauguração, o diretor regional da Defensoria Pública de Jaguari, defensor público Gustavo Cattelan Ruffo, fez um breve relato sobre o seu contato com a instituição e a história da Defensoria no município. “Essas novas instalações são fruto do crescimento da instituição em todos os seus espaços, em atendimentos, em importância, em visibilidade e no número de servidores, o que fez com que se oportunizasse essa mudança em Jaguari e em vários outros locais do estado.” Ruffo também discursou, emocionado, sobre sua trajetória na cidade. “Sou um privilegiado por viver este momento, que, para mim, é carregado de nostalgia e emoção. Primeiramente, pelo orgulho de ser jaguariense e poder estar em minha cidade, inaugurando a sede da instituição que me acolheu, ao lado de minha família. Em segundo lugar, porque esse solo me deu a vida, foi aqui que aprendi a caminhar, que fui educado pelos meus pais e que hoje me oportuniza, diariamente, doar tudo que recebi em prol de uma camada da população que realmente necessita.”

Para o defensor público-geral do estado, Cristiano Vieira Heerdt, as sedes da Defensoria Pública do Estado devem ser locais de diálogo, de interação e que busquem os consensos estratégicos que possam solucionar as demandas sociais que chegam às prefeituras e à Defensoria. “Devemos priorizar o diálogo, antes do ajuizamento, porque as ações judiciais são mais onerosas e tornam mais tensa a relação com o município.” Heerdt também reforçou a importância de um ambiente de trabalho acolhedor para a execução do serviço público. “Contribui para o orgulho e a estima da cidade. A Defensoria completou 25 anos este ano, é uma instituição jovem, mas que já mostrou a que veio. Que a população saia daqui satisfeita!”

A questão dos deslocamentos foi trazida pela presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado (Adpergs), Juliana Coelho de Lavigne. “Eu, como proveniente do primeiro concurso, enfrentei as mesmas dificuldades, se não mais, que as enfrentadas pelo doutor Gustavo. Mas hoje, quando vemos a Defensoria inaugurar sedes próprias, com identidade visual, tendo sua autonomia reconhecida e afirmada, ficamos cheios de orgulho e temos a certeza de que estamos no caminho certo. Já possuímos nove projetos na Assembleia Legislativa para acabar com o deslocamento, porque gera trabalho excessivo para o defensor e atendimento apenas uma vez na semana para a comunidade.”

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Jaguari, vereador Igor Rosa Tambara, as instituições precisam cada vez mais ter autonomia e uma relação harmônica entre si. “Ter uma sede própria na cidade e um jaguariense na direção dela, enche a população do município de orgulho, pois ela se sente representada e acolhida.” A boa relação com o município foi reforçada, ainda, pelo prefeito de Jaguari, Roberto Carlos Boff Turchiello, que afirmou que a Defensoria é o elo do cidadão com o Poder Executivo e o Judiciário. “Já sentamos juntos diversas vezes para discutir certas ações e quem faz essa intermediação é a Defensoria. Ela dá a legalidade para os atos administrativos.”

Em Jaguari, a Defensoria Pública faz cerca de 400 atendimentos mensais. A equipe é composta por um defensor público (que atende por deslocamento em São Vicente do Sul e, por acumulação, na 1ª DPE de Santiago), dois servidores e dois estagiários. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Os agendamentos com o defensor público são realizados nas segundas-feiras e o atendimento presencial acontece nas quartas. O telefone da Defensoria Pública Regional de Jaguari é o (55) 3255-1188.

Presenças
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, ainda, o juiz diretor do Foro da Comarca de Jaguari, Diego Savegnago Fajardo; o representante do Ministério da Cidadania, Beto Fantinel; o diretor regional da Defensoria Pública Regional de Santiago, defensor público Lucas Appel Mazo; o vice-presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santiago, Marcelo Pena Noronha; o representante da Polícia Civil, delegado Guilherme Milan Antunes; o representante da Brigada Militar, 1º sargento Rudimar Monteiro Rodrigues; o prefeito de Nova Esperança do Sul, Antão Claudio Perufo; a oficial titular do Cartório de Registro Civil, de Pessoas Naturais e do Tabelionato de Notas de Jaguari, Verusca Teló de Lima Ruffo; o representante do Cartório de Registros Públicos de Jaguari, Thiago Scolari; o representante da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Esperança do Sul, vereador Lionir Medeiros; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaguari, José Luiz Limana; o administrador substituto do Presídio Estadual de Jaguari, Rafael Sturza Cazorla; conselheiros tutelares; secretários municipais; vereadores; servidoras e estagiárias da Defensoria Pública de Jaguari.

Confira as fotos da cerimônia neste link.

 

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul