Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova sede da Defensoria Pública de Guaporé é inaugurada

Publicação:

Nova sede da Defensoria Pública de Guaporé é inaugurada
Nova sede da Defensoria Pública de Guaporé é inaugurada - Foto: Camila Schäfer - Ascom DPE/RS
Por Camila Schäfer – Ascom DPE/RS

Guaporé (RS) – A inauguração oficial da nova sede da Defensoria Pública Regional (DPR) de Guaporé aconteceu na manhã da última sexta-feira (16) e contou com a presença de autoridades locais, defensores públicos, servidores e estagiários. Localizada na Rua Gino Morassuti, 1070, o novo espaço conta com acessibilidade total, proximidade do Fórum e privacidade. Confira a galeria de fotos aqui.

Conforme o defensor público diretor regional da DPR de Guaporé, Ricardo Girardello, com o aumento da demanda e da equipe, a necessidade de alteração da estrutura ficou evidente. O novo espaço, mais acolhedor, acessível e confortável, melhorou consideravelmente o atendimento. “Agora temos também um ambiente de trabalho muito melhor. Entendo que precisamos de um ambiente saudável para refletir em uma melhor prestação do serviço público”, disse. Girardello também destacou a forte atuação extrajudicial na comarca e a disposição da equipe em desafogar o sistema de justiça. De acordo com ele, a nova sala de reuniões que a sede ganhou proporcionará um espeço ideal para sessões de mediação e conciliação, por exemplo.

Para o defensor público-geral do estado, Cristiano Vieira Heerdt, a Defensoria Pública é um laboratório social para os estudantes e o espaço ideal para que sejam desenvolvidas as soluções extrajudiciais. “Nossos estagiários têm condições de iniciar sua vida profissional aprendendo coisas que os bancos acadêmicos não ensinam. Às vezes é necessário ajuizar ação, mas nosso compromisso é lançar mão desses mecanismos para tentar ajuizar menos e resolver mais, atender mais. Que esse espaço amplo seja local de parceria com outras instituições e de promoção da educação em direitos.”

A presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Adpergs), Juliana Coelho de Lavigne, também ressaltou a atuação extrajudicial da Defensoria. “Nossa atuação é mais que judicial, e ela tem demonstrado que nossa presença em todas as comarcas reduz a judicialização. Também acarreta na diminuição dos gastos públicos, porque conseguimos solucionar os conflitos sem ajuizar ação. Precisamos levar isso para todos os rincões, precisamos crescer mais, estar em todas as comarcas.” Na ocasião, a defensora lembrou do falecimento do defensor público aposentado Ladislau Cochlar Junior, ex-presidente da Adpergs e ex-vice-presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep). “Foi um idealizador, um sonhador que conseguiu inserir a DPE na Constituição Federal e nunca deixou de acreditar na nossa instituição.”

A luta da Defensoria por mais espaço e representatividade também foi lembrada pelo representante da Presidência do Banrisul, diretor comercial Fernando Postal, ex-prefeito municipal de Guaporé, que resgatou o momento em que Girardello chegou na cidade, em 2009, e de quando Maria de Fátima Záchia Paludo foi defensora pública-geral do estado e batalhou pela instituição.

O prefeito municipal de Guaporé, Valdir Carlos Fabris, por sua vez, destacou a questão da desigualdade social e a importância da parceria entre entes públicos. “Nos deparamos com uma imensa distância entre a prática e nossa vontade, porque a lei garante direitos, mas não os recursos necessários para a garantia desses direitos. É nessa hora que percebemos que somente unidos conseguiremos atingir nossos objetivos. Hoje posso dizer que temos percorrido juntos, passo a passo, esse caminho. Estamos ao lado da DPE e tivemos a DPE sempre ao nosso lado e isso tem feito toda a diferença. Que essa seja a casa da empatia, do diálogo, do entendimento. Que cada vez mais a justiça social faça morada em nossa cidade.”

Na DPR de Guaporé são realizados, em média, 400 atendimentos mensais. A equipe é composta por um defensor público que atua de forma integral e outro que atua por deslocamento, dois servidores, três estagiários e uma servidora cedida do município de Serafina Corrêa que atua na área da saúde.

A DPR de Guaporé também atende os municípios de Dois Lajeados, Montauri, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa e União da Serra. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h e o telefone de contato é o (54) 3443.6154.

Presenças
Estiveram presentes na cerimônia também a juíza diretora do Foro da Comarca de Guaporé, Andreia da Silveira Machado; o diretor da Promotoria de Justiça de Guaporé, Cláudio da Silva Leiria; o representante da Presidência do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Alexandre Postal, ex-prefeito municipal de Guaporé; o presidente da Câmara Municipal de Guaporé, vereador Jairo Elias Zanatta; o subdefensor público-geral do estado para assuntos administrativos, Antonio Flávio de Oliveira; o presidente da Subseção da OAB Guaporé, Lourenso Presotto; o representante da chefia da Polícia Civil, delegado Tiago Albuquerque; o comandante da Brigada Militar de Guaporé, tenente Julio Cesar de Oliveira Gref; o diretor-geral da Defensoria Pública, Viro José Zimmermann; o diretor da UCS campus Guaporé, Francisco Lúcio Salvagni; e o vice-prefeito de São Valentim do Sul, Adelar Bertuzzo.

 

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul