Nova sede da Defensoria Pública Regional de Rosário do Sul é inaugurada oficialmente
Publicação:

Rosário do Sul (RS) – Na tarde do dia 18 de julho, ocorreu a solenidade de inauguração oficial da nova sede da Defensoria Pública Regional de Rosário do Sul, localizada na rua Independência, nº 2.398, bairro Centro. Autoridades locais, defensores públicos, servidores, convidados e a imprensa prestigiaram a cerimônia. Confira a galeria de fotos clicando aqui.
A defensora pública diretora regional da Defensoria Pública Regional de Rosário do Sul, Carla Cristiane Ribeiro Cassol, em sua fala, destacou as características da nova sede, como ambiente amplo e climatizado, gabinetes privativos e acessibilidade e apresentou um balanço do número de atendimentos realizados. “O novo ambiente proporciona mais conforto, acolhimento e dignidade às pessoas, em um tempo em que reforça-se a autonomia da Defensoria junto aos demais órgãos do Sistema de Justiça. A isso, teço um agradecimento à Administração Superior, que não mediu esforços para que o sonho da nova sede fosse possível”, disse. Durante 7 de janeiro a 7 de julho (últimos seis meses), foram contabilizados 2.595 atendimentos na DPE Rosário do Sul (mais de 21 atendimentos por dia), houve a produção de 2.676 peças processuais e pegos em carga 3.392 processos. “Agora, bem instalados e com novas condições de trabalho, estamos aptos a receber mais um colega (defensor público) em Rosário do Sul. A Defensoria está sempre de portas abertas e primando sempre pela resolução de conflitos”, concluiu. Carla também saudou sua equipe de trabalho pelo empenho, dedicação e responsabilidade pelas quais imprimem em suas funções.
O defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, prestigiou a cerimônia e evidenciou a entrega da sede à comunidade mesmo diante da crise econômica no estado. “Inauguramos uma sede sem luxo, sem sofisticação, mas com aconchego, acolhimento e acessibilidade. Não obstante a crise que afeta o estado, envidamos todos os esforços, com planejamento, seriedade e responsabilidade, no sentido de concretizar esse sonho. Desde o início da gestão, inauguramos mais de 30 unidades. Sedes dignas, voltadas ao acolhimento humanizado do atendimento, de forma que o defensor e o servidor possam ter privacidade na prestação do serviço”, apontou.
O presidente da Câmara Municipal de Rosário do Sul, vereador Elisandro Paz Piruca, parabenizou a Defensoria Pública pelo novo espaço. “Em nome do Legislativo municipal, desejamos sucesso em todos os seus objetivos. A comunidade que precisa ser assistida e que não conseguimos dar suporte, chega até vocês e vocês prestam acolhimento e resolvem seus problemas. Fica aqui o nosso reconhecimento. Votos de felicidade”, saudou.
“É a sede da Defensoria que faz com que a população veja que a instituição não faz parte do Poder Judiciário, fazemos parte do sistema de justiça. A sede possibilita atendimento digno para o assistido, com privacidade. Quem ganha é a comunidade. A Defensoria é uma instituição imprescindível dentro do Estado Democrático de Direito como forma de acesso à justiça àquele que não tem condições de custear as despesas de um advogado e que se encontra em situação de vulnerabilidade”, frisou a presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos (ADPERGS), defensora pública Juliana Coelho de Lavigne
Presenças
Também prestigiaram a solenidade a procuradora-geral do município de Rosário do Sul, Juliana Ferreira Leal, o diretor da Promotoria de Justiça de Rosário do Sul, Lucas Oliveira Machado, o defensor corregedor Felipe Facin Lavarda, o subdefensor público-geral do estado para assuntos administrativos, Antonio Flávio de Oliveira, a representante da Procuradoria-Geral do Estado, Rose Raphaelli Manfroi, o presidente da subseção OAB/Rosário do Sul, Cesar Augusto Prevedello, o defensor público com atuação por acumulação em Rosário do Sul, Felipe Pizzaro Drummond, vereadores do município de Rosário do Sul, Álvaro Gonçalves, Maria Eugênia, Rogério Ustra e Glei Pacheco, escrivãs titulares dos cartórios judiciais da comarca de Rosário do Sul, Geneci Aparecida Quines e Carla Pinto Andreazza, o oficial registrador de imóveis de Rosário do Sul, Nilton Claudio Cheron, o oficial do registro civil das pessoas naturais, Rogério Pereira Figueiredo, o chefe de gabinete do deputado federal Nereu Crispin, Valdir Rodrigues, o representante do mandato do deputado estadual Valdeci Oliveira, José Zaltron, o coordenador da Segurança Institucional da Defensoria Pública, coronel Gilson Ribas Cajal, o administrador do Presídio Estadual de Rosário do Sul, Edgar Luís Rodrigues, e representantes do Conselho Tutelar de Rosário do Sul Amanda Pacheco da Silveira e Isequiel Vieira.