Defensoria Pública promove reuniões para tratar sobre moradia com famílias de São Leopoldo e Porto Alegre
Publicação:
Porto Alegre (RS) – A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) promoveu, no domingo (8) e na segunda-feira (9), reuniões para tratar da regularização de moradia na Ocupação Vanderlei Tomasi, em São Leopoldo, e no bairro Lami, no extremo sul de Porto Alegre. Ao todo, cerca de 350 famílias receberam orientação e atendimento jurídico.
Os encontros têm como objetivo compreender melhor a realidade da ocupação, das famílias que ali se encontram e sua composição familiar, entre outras questões. As conversas contaram com a participação do dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia (NUDEAM), Rafael Pedro Magagnin, e do defensor público-assessor de gabinete Renato Muñoz,
O primeiro encontro debateu a situação de 42 famílias moradoras da cidade do Vale dos Sinos. O dirigente do NUDEAM ressalta o interesse da comunidade em permanecer no local, que conta inclusive com posto de saúde, creche, escola de ensino fundamental, mercados e pontos de ônibus próximos.
A ocupação na zona sul da Capital, onde residem mais de 300 famílias, recebeu a visita técnica da Defensoria na última segunda-feira. Ainda segundo Magagnin, a ideia é que a área seja regularizada a partir de negociação envolvendo a empresa proprietária da área. Os moradores se manifestaram favoravelmente à definição.