Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública participa do lançamento da edição especial de 30 anos do Relatório Azul

Publicação:

Defensoria Pública participa do lançamento da edição de 30 anos do Relatório Azul
Defensoria Pública participa do lançamento da edição de 30 anos do Relatório Azul - Foto: Luigi Pinzetta - ASCOM DPE/RS
Por Luigi Pinzetta - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) - Nesta terça-feira feira (10), a defensora pública-geral em exercício, Silvia Pinheiro de Brum compareceu no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para o lançamento da edição especial de 30 anos do Relatório Azul.

O periódico reflete os resultados dos trabalhos da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) e permite o monitoramento de políticas públicas específicas desenvolvidas no estado para promover a justiça e dignidade de cada cidadão. Lançado em 1994, teve como idealizador o sociólogo Marcos Rolim.

Defensora pública e sociólogo
Marcos Rolim, idealizador do Relatório Azul e a defensora pública-geral em exercício, Silvia Pinheiro de Brum - Foto: Divulgação - ASCOM DPE/RS
“O Relatório Azul alcança três décadas de exposição de dados sobre violação de Direitos Humanos no RS. Um documento que revela não só as dores das vítimas, mas também a grande luta dos defensores de direitos humanos em nosso estado! Dar visibilidade às violações, nas mais diversas frentes, é o primeiro importante passo para promover a implementação dos direitos humanos”, comenta Silvia Pinheiro de Brum.

Um dos artigos que compõe o relatório é de autoria do defensor público-assessor do Gabinete, Rodolfo Lorea Malhão. Intitulado “Famílias para as crianças ou crianças para as famílias? Acolhimento institucional em Porto Alegre”, o defensor ressalta a importância de ações positivas promovidas por políticas públicas para priorizar famílias com crianças acolhidas e afirma que o acolhimento deve ser uma ponte para o reencontro, não um caminho para outros lares.

No evento, também estavam presentes a coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria Pública, Alessandra Quines Cruz e o ouvidor-geral, Rodrigo de Medeiros Silva.

Acesse o relatório azul aqui

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul