Defensoria Pública participa do lançamento da edição especial de 30 anos do Relatório Azul
Publicação:
Porto Alegre (RS) - Nesta terça-feira feira (10), a defensora pública-geral em exercício, Silvia Pinheiro de Brum compareceu no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para o lançamento da edição especial de 30 anos do Relatório Azul.
O periódico reflete os resultados dos trabalhos da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) e permite o monitoramento de políticas públicas específicas desenvolvidas no estado para promover a justiça e dignidade de cada cidadão. Lançado em 1994, teve como idealizador o sociólogo Marcos Rolim.
“O Relatório Azul alcança três décadas de exposição de dados sobre violação de Direitos Humanos no RS. Um documento que revela não só as dores das vítimas, mas também a grande luta dos defensores de direitos humanos em nosso estado! Dar visibilidade às violações, nas mais diversas frentes, é o primeiro importante passo para promover a implementação dos direitos humanos”, comenta Silvia Pinheiro de Brum.
Um dos artigos que compõe o relatório é de autoria do defensor público-assessor do Gabinete, Rodolfo Lorea Malhão. Intitulado “Famílias para as crianças ou crianças para as famílias? Acolhimento institucional em Porto Alegre”, o defensor ressalta a importância de ações positivas promovidas por políticas públicas para priorizar famílias com crianças acolhidas e afirma que o acolhimento deve ser uma ponte para o reencontro, não um caminho para outros lares.
No evento, também estavam presentes a coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria Pública, Alessandra Quines Cruz e o ouvidor-geral, Rodrigo de Medeiros Silva.