Defensoria Pública participa do lançamento do 6º Concurso Literário da Fase
Publicação:
Porto Alegre (RS) – No início da tarde desta quarta-feira (10), em evento na sede administrativa da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), ocorreu o lançamento do 6º Concurso Literário da instituição. A Defensoria Pública do Estado (DPE/RS) esteve representada pela defensora pública Paula Simões Dutra de Oliveira.
O concurso, que acontece desde 2017, busca aproximar crianças e adolescentes que cumprem medida socioeducativa das obras literárias. O Presidente da Fase, José Stédile, apontou que não se trata de uma competição, mas uma forma de promover aos jovens a leitura e a escrita. No evento, também foram entregues kits de livros para 18 unidades da Fase, visando a renovação e aumento do acervo destas.
Na ocasião, Paula destacou a importância da literatura como ferramenta de ressocialização.“Esses jovens que cumprem medidas socioeducativas, especialmente a de internação, ficam privados de liberdade. Mas essa privação ela não vai se estender aos sonhos e aos projetos. Então, estimular a leitura e a escrita vai fazer com que esse jovens expandam os seus horizontes e possam realizar novos planos de futuro. Porque não há muros para uma mente criativa”, afirmou a defensora.
Também participaram da solenidade a Diretora Socioeducativa da Fase, Simone Weber; a representante da Secretaria de Educação, Claudia Feijó, e representantes das 18 unidades da Fase.