Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública participa do lançamento da campanha de doação de órgãos e tecidos “O Amor Vive”

Publicação:

Foto colorida do embaixador da iniciativa, integrantes do Estado, defensor público-geral e profissionais da saúde referente à campanha O Amor Vive
Defensoria Pública participa do lançamento da campanha de doação de órgãos e tecidos “O Amor Vive” - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Por Rafaela Vieira - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Nesta segunda-feira (28), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) compareceu no lançamento da campanha “O Amor Vive”, do Governo do Estado, que tem o objetivo de incentivar a doação de órgãos e tecidos. O evento foi realizado no Mirage Circus e o ator Marcos Frota (proprietário da companhia) foi escolhido embaixador da campanha.

O defensor público-geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, participou da atividade, que teve a presença também do vice-governador, Gabriel Souza, e das secretárias de Saúde, Arita Bergmann, e de Comunicação, Tânia Moreira.

O Mirage Circus ofereceu uma sessão extra e gratuita para que a campanha fosse lançada. “Queremos diminuir a fila de espera por transplantes no país inteiro. Nasce em Porto Alegre essa campanha de solidariedade. O amor vive e pulsa e precisa estar presente mais do que nunca”, disse Frota.

O evento reuniu pacientes transplantados, pessoas que estão na lista de espera e profissionais da saúde.

A campanha

O lançamento da campanha “O Amor Vive” abre as celebrações do Setembro Verde, mês dedicado à temática. A data de 27 de setembro marca, anualmente, o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos.

A iniciativa do Estado visa mobilizar a sociedade, ampliar a conscientização sobre o tema e incentivar a doação de órgãos e tecidos, na busca pela diminuição da lista de espera por transplantes.

A campanha também reforça a importância de que aqueles que desejam se tornar doadores após a morte devem conversar com seus familiares sobre o assunto e deixarem clara a intenção de realizar esse gesto solidário.

Neste ano, no RS, a doação de órgãos aumentou 36%, em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a julho de 2023, 441 doadores efetivos de órgãos para transplantes foram registrados pela Central Estadual de Transplantes do Estado, sendo que hoje, mais de 2,7 mil pessoas aguardam um transplante.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul