Defensoria Pública participa do lançamento da campanha de doação de órgãos e tecidos “O Amor Vive”
Publicação:
Porto Alegre (RS) – Nesta segunda-feira (28), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) compareceu no lançamento da campanha “O Amor Vive”, do Governo do Estado, que tem o objetivo de incentivar a doação de órgãos e tecidos. O evento foi realizado no Mirage Circus e o ator Marcos Frota (proprietário da companhia) foi escolhido embaixador da campanha.
O defensor público-geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, participou da atividade, que teve a presença também do vice-governador, Gabriel Souza, e das secretárias de Saúde, Arita Bergmann, e de Comunicação, Tânia Moreira.
O Mirage Circus ofereceu uma sessão extra e gratuita para que a campanha fosse lançada. “Queremos diminuir a fila de espera por transplantes no país inteiro. Nasce em Porto Alegre essa campanha de solidariedade. O amor vive e pulsa e precisa estar presente mais do que nunca”, disse Frota.
O evento reuniu pacientes transplantados, pessoas que estão na lista de espera e profissionais da saúde.
A campanha
O lançamento da campanha “O Amor Vive” abre as celebrações do Setembro Verde, mês dedicado à temática. A data de 27 de setembro marca, anualmente, o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos.
A iniciativa do Estado visa mobilizar a sociedade, ampliar a conscientização sobre o tema e incentivar a doação de órgãos e tecidos, na busca pela diminuição da lista de espera por transplantes.
A campanha também reforça a importância de que aqueles que desejam se tornar doadores após a morte devem conversar com seus familiares sobre o assunto e deixarem clara a intenção de realizar esse gesto solidário.
Neste ano, no RS, a doação de órgãos aumentou 36%, em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a julho de 2023, 441 doadores efetivos de órgãos para transplantes foram registrados pela Central Estadual de Transplantes do Estado, sendo que hoje, mais de 2,7 mil pessoas aguardam um transplante.