Defensora pública participa de audiência sobre as dificuldades no transporte público para pessoas com deficiência
Publicação:
Porto Alegre (RS) – Na última quinta-feira (9), a dirigente do Núcleo de Defesa da Pessoa com Deficiência (NUDEPED), Mônica Zimmer, participou de audiência pública sobre as dificuldades que pessoas com deficiência enfrentam no transporte público. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa do RS.
Na ocasião, familiares de pessoas com deficiência relataram os obstáculos que enfrentam para se locomover na cidade, que envolvem desde a manutenção das vias e passeios públicos até o fim do passe-livre em Porto Alegre.
Outro problema relatado foi em relação à falta de acessibilidade nos veículos, como rampas de acesso, o que muitas vezes submete pessoas com deficiência a situações vexatórias.
Ainda que exista a Lei 1252/2019, que dá gratuidade em todos os meios de transporte para pessoas com deficiência, segundo Nelson Kalin, do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre, aos acompanhantes, a lei não está implantada em sua plenitude até agora.
Na audiência, a defensora pública ressaltou que houve avanços na legislação nos últimos anos, mas que nada mudará se não forem adotadas medidas concretas para garantir a acessibilidade e a universalidade.