Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensora Pública fala sobre direitos e deveres a estudantes

Publicação:

Imagem da cartilha e álbum de figurinhas do Nudeca
Defensora Pública fala sobre direitos e deveres a estudantes - Foto: Divulgação Ascom DPE/RS
Por Vinicius Flores - Ascom DPE/RS

Cachoeira do Sul (RS) – A Defensora Pública Lucianne Barreto Bortowski foi conferencista em live promovida pelo Colégio Marista Roque, de Cachoeira do Sul, em evento alusivo ao Dia Nacional da Infância, comemorado em 24 de agosto. A iniciativa faz parte do programa de ensino da escola na área de Religião, com ênfase em ciências humanas.
 
Estabelecendo uma comunicação acessível, Lucianne falou para cerca de 60 educandos de duas turmas do terceiro ano do ensino fundamental. Direitos da criança e do adolescente previstos na Constituição Federal e deveres que podem ser exercidos em ambiente familiar e comunitário foram os temas centrais da palestra, seguida de questionamentos e bate-papo.
 
Lucianne ressaltou a prioridade da criança e do adolescente sobre qualquer circunstância e particularidades do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Enumerou e exemplificou alguns direitos das crianças e dos adolescentes, tais como o de direito à vida, à saúde, à educação, à dignidade, ao lazer, a não ser explorado, além de deveres como ajudar os pais em tarefas do lar e no cuidado com os pets.
 
Para Lucianne, a Defensoria Pública tem como missão não somente promover o acesso à justiça das pessoas hipossuficientes ou vulneráveis, mas também a do acolhimento, de compartilhar conhecimento através da educação em direitos e, assim, inserir-se cada vez mais nas comunidades.
 
Bate-papo
 
Após a explanação de Lucianne, os alunos passaram a fazer questionamentos pontuais sobre os temas abordados num bate-papo descontraído, respaldando a valia da disseminação do conhecimento para a formação da personalidade e do caráter de crianças e adolescentes para a vida adulta.
 
Cartilha
 
Os alunos também receberem uma cartilha, em ambiente virtual, produzida pelo Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), com dicas de educação em direitos tanto para pais quanto para filhos, que, também, exemplifica a atuação da Defensoria Pública na defesa da criança e do adolescente.

O material inclui, ainda, um álbum de figurinhas baseado em ações do dia a dia que contribuem para o exercício da cidadania. Sempre que uma delas é concluída (como arrumar os brinquedos, ajudar com tarefas domésticas, ler um livro, etc.), a respectiva figurinha pode ser colada no álbum. 
 
Transformação social
 
Segundo Lucianne Barreto Bortowski, a conversa foi uma oportunidade de demonstrar e sugerir às crianças e adolescentes um caminho de vida cidadã no futuro, quando eles poderão fazer suas escolhas profissionais, contribuindo para o bem comum, pensando no outro e sendo solidário ao próximo.
 
Lucianne destaca que vai buscar ampliar a realização de palestras e conferências, de forma virtual nesse momento, com as outras escolas particulares de Cachoeira do Sul, assim como as demais que compõem as redes municipal e estadual de ensino.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul