Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Reunião Nacional das Ouvidorias em Porto Alegre encerra com lançamento de carta aberta sobre a crise climática

Publicação:

Na foto, é possível ver uma mesa de madeira em formato de "U" com 12 pessoas sentadas, junto a vários papéis nas mesas.
A reunião foi majoritariamente conduzida por ouvidores e ouvidoras das Defensorias Públicas dos Estados de todo o Brasil. - Foto: Bernardo Contri - ASCOM DPE/RS
Por Bernardo Contri - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS)
– A Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas (CNODP), sediada em Porto Alegre ao longo dos dias 25, 26 e 27 de setembro, teve encerramento na última sexta-feira com o lançamento da “Carta de Porto Alegre sobre a Crise Climática”. Os encontros ocorreram no Auditório da Defensoria Pública, na sede da rua Múcio Teixeira.

Na quarta-feira (25), o evento foi aberto oficialmente, com a apresentação de um material da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS) a respeito do trabalho desses profissionais durante a enchente de maio de 2024. No mesmo dia, também foram apresentados informes sobre as atividades das Ouvidorias Externas de Defensorias Públicas, bem como se discutiu a abertura de novas Ouvidorias, ações das comissões temáticas do CNODP e a regularização do Estatuto do CNODP.

Na quinta-feira (26), por meio de rodas de conversa, foi abordada a crise climática pelo olhar dos movimentos sociais. O objetivo foi contribuir com as possibilidades de atuação das Defensorias Públicas nos eventos climáticos, fortalecendo a articulação entre as instituições e seus órgãos em prol da defesa do meio ambiente e justiça social.

Por fim, na sexta-feira (27), foi lançada a Carta de Porto Alegre sobre a Crise Climática, texto que debate as graves razões e consequências dos recentes incêndios nacionais e das inundações no Rio Grande do Sul. Para além disso, o documento é uma afirmação do papel das Defensorias Públicas e dos demais poderes na prevenção e reparação desses desastres. O momento também serviu para tratar de articulações possíveis entre Defensorias Públicas Estaduais (DPEs) e a Defensoria Pública da União (DPU).

A reunião foi conduzida, ao longo dos três dias, por ouvidores e ouvidoras das Defensorias Públicas dos Estados de todo o país, defensores públicos dos Núcleos Especializados que atuam em temas de justiça ambiental, integrantes de movimentos sociais e organizações de direitos humanos. A Carta de Porto Alegre sobre a Crise Climática pode ser lida na íntegra aqui:  Carta de Porto Alegre sobre a Crise Climática docx (.pdf 129,33 KBytes)

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul