Novo ouvidor-geral da DPE/RS toma posse
Publicação:
Porto Alegre (RS) – Em cerimônia realizada no auditório da sede da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), o advogado Rodrigo de Medeiros Silva tomou posse como novo ouvidor-geral da instituição. A solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira (10). Ele ficará no posto durante o biênio 2023-2025 e assume o lugar da ex-ouvidora Marina Ramos Dermmam.
Compuseram a mesa principal, além de Rodrigo e Marina, o defensor público-geral, Antonio Flávio de Oliveira; o corregedor-geral, Marcelo Turela; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Francisco José Moesch; a deputada federal, Fernanda Melchiona; o deputado estadual, Jeferson Fernandes e o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Júlio Picon.
Em sua fala, o defensor público-geral, Antonio Flávio de Oliveira, agradeceu os trabalhos prestados pela ex-ouvidora e desejou sucesso para o novo ouvidor.
“Desejo sorte e ressalto que a Administração Superior está de braços abertos para que possamos trabalhar juntos. Deixo aqui um desafio para que possamos reforçar ainda mais a interlocução com quem não tem voz, que são os moradores de rua. Devemos trazer essas pessoas para a Defensoria. Tornar essas pessoas visíveis. A aproximação e o trabalho junto aos movimentos sociais é e sempre será fundamental, mas também espero que a Ouvidoria busque e aproxime a iniciativa privada da periferia. É preciso gerar renda, empregos para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.
Rodrigo, por sua vez, agradeceu os presentes e relembrou sua trajetória junto aos movimentos sociais. Ele também parabenizou o trabalho feito pela ex-ouvidora e falou que dará continuidade às iniciativas que foram desenvolvidas pela gestão passada.
“Assumo esse importante cargo contando com o apoio do defensor público-geral, do Conselho Superior da Defensoria, da Associação das Defensoras e Defensores (ADPERGS), do Sindicato dos Servidores e Servidoras, da Fundação Escola Superior da Defensoria (FESDEP). Podem ter certeza que uma Defensoria fortalecida e cada vez mais estruturada é de interesse de toda sociedade. Manteremos sempre o diálogo e vamos aprofundar as relações que são benéficas para a instituição. Aproveito e destaco a importância de dar andamento ao projeto da ex-ouvidora de criar um Conselho Construtivo da Ouvidoria, com representação de diversos setores da sociedade. A Defensoria é um gesto de amor, a Ouvidoria é um gesto de amor”, finalizou.
Rodrigo de Medeiros Silva é integrante da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP). Atua há mais de duas décadas na defesa de diversos grupos vulneráveis na luta por acesso à justiça e sua candidatura foi apoiada por mais de 180 entidades da sociedade civil, movimentos sociais, comunitários, povos e comunidades tradicionais, associações indígenas, quilombolas, cooperativas e espaços culturais do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Além de Melchiona e Jeferson Fernandes, os parlamentares Bruna Rodrigues, Laura Sito, Sofia Cavedon e Matheus Gomes também prestigiaram o evento. A solenidade teve ainda participação de diversos representantes de entidades e movimentos sociais.
Veja todas as imagens aqui.