Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, DPE/RS recebe a visita de Maria Berenice Dias

Publicação:

Maria Berenice entregou exemplares de seus livros “Alienação Parental” e “Alimentos aos Bocados”
Maria Berenice entregou exemplares de seus livros “Alienação Parental” e “Alimentos aos Bocados” - Foto: Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS
Por Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28), o defensor público-geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, recebeu a visita da desembargadora Maria Berenice Dias, um dos principais nomes, na área jurídica, quando se trata de homoafetividade, direito das famílias e sucessões, alimentos e violência doméstica.

Maria Berenice entregou exemplares de seus livros “Alienação Parental” e “Alimentos aos Bocados” e recebeu um exemplar de “Escuta com Afeto – Histórias de Humanidade pelos Defensores Públicos”, coletânea com o relato de 20 defensores públicos sobre atendimentos marcantes em suas trajetórias.

Maria Berenice foi a primeira mulher a ingressar na magistratura do Rio Grande do Sul e a primeira desembargadora do Tribunal de Justiça. É uma das fundadoras do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), sendo sua vice-presidente nacional e presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero.

Na presidência da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da OAB, instalou mais de 200 Comissões em todo o país e elaborou o Estatuto da Diversidade Sexual e Gênero, que foi apresentado ao Senado Federal por iniciativa popular (PLS 134/2018).

É autora de diversos livros nas áreas de direito das famílias e sucessões, homoafetividade, alimentos e violência doméstica.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul