Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Na AL, defensor público-geral participa de homenagem aos voluntários das enchentes no RS

Publicação:

Grande Expediente ocorreu nesta terça-feira (13) na Assembleia Legislativa
Grande Expediente ocorreu nesta terça-feira (13) na Assembleia Legislativa - Foto: Felipe Daroit - Ascom DPE/RS
Por Felipe Daroit - Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Na tarde da última terça-feira (13), o defensor público-geral, Nilton Arnecke Maria, participou do Grande Expediente na Assembleia Legislativa que teve como tema “Heróis Farroupilhas do século XXI: uma homenagem aos voluntários das enchentes no RS”. A proposta foi da deputada Silvana Covatti (PP).

Em sua fala, ela rememorou o dia 29 de abril deste ano, quando tudo começou e culminou com mais de 30 dias de água cobrindo casas, pontes e estradas, afetando 478 municípios e milhões de pessoas, resultando em tragédia e caos. “Ninguém poderia imaginar toda a força que a água tem. Desde então, mais de 100 dias se passaram. E como manter a esperança no futuro diante de tanta tristeza? A esperança vem de milhares de voluntários que estiveram e ainda estão à frente dos cuidados, acolhida e amparo para as vítimas da enchente que assolou o Rio Grande do Sul em maio deste ano”, afirmou.

 A proposta foi da deputada Silvana Covatti (PP).
A proposta foi da deputada Silvana Covatti (PP). - Foto: Felipe Daroit - Ascom DPE/RS

Silvana Covatti mencionou números da calamidade, que afetou 2,3 milhões de pessoas, deixou 806 pessoas feridas e resultou em 12 mil animais resgatados, 28 pessoas desaparecidas e 183 vidas perdidas. “Cada vida tem muita história, disse uma voluntária em meio a dezenas de resgates à beira do Guaíba. E quantas histórias cabem em uma das maiores catástrofes do Rio Grande do Sul? São inúmeras, e muitas delas puderam ser reescritas graças ao trabalho incansável dos senhores e senhoras, voluntários”, declarou a parlamentar.

Além do defensor público-geral, participaram o secretário de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, representando o governador, Eduardo Leite; a representante do Ministério Público, promotora de Justiça Ivana Machado Battaglin; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Marco Peixoto, ex-deputado estadual; o representante da prefeitura de Porto Alegre, secretário de Transparência e Controladoria, Carlos Fett; o reitor da Ulbra, Thomas Heimann; o capitão Dunga, da área esportiva; o ex-deputado Vilson Covatti; e a representante da ONG Parceiros Voluntários, Nicole Morás, em nome de outras voluntárias e voluntários, e atletas do remo do Grêmio Náutico União, entre outros.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul