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Mutirão da Defensoria Pública atende mais de 320 pessoas em Bagé

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A maioria das demandas foi na área de saúde, principalmente busca por próteses auditivas - Foto: Camila Schäfer – ASCOM DPE/RS
Por Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS

Bagé (RS) - Mais de 320 pessoas foram atendidas no mutirão da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), realizado nos dias 16 e 17 de agosto, na cidade de Bagé. A maioria das demandas foi na área de saúde, principalmente busca por próteses auditivas, mas consumidor e família também concentraram grande parte dos atendimentos. 

Servidores e defensores públicos encaminharam os pedidos e muita gente saiu do Largo do Centro Administrativo com seus problemas resolvidos ou ao menos encaminhados. Com o auxílio de servidores da Prefeitura de Bagé, os cidadãos que necessitavam de próteses auditivas receberam o devido encaminhamento de seus pedidos. 

Também foram realizadas sessões de mediação para os casos de direito de família e diversos casais saíram com acordo firmado e pronto para homologação de um juiz. 

Demandas coletivas também foram encaminhadas durante o mutirão. Uma delas envolve a comercialização de curso de bombeiro aprendiz mirim em escolas de Bagé e região. Segundo as famílias que adquiriram a capacitação, foram prometidos materiais, frequência e atividades que não teriam sido cumpridos. Insatisfeitas com a instituição de ensino, 17 famílias registraram boletim de ocorrência e tentaram cancelar o curso. Porém, a empresa disse a elas que, para efetuar o cancelamento, seria necessário o pagamento de uma taxa ou a transferência do curso para outra pessoa. Além da insatisfação dos pais, as crianças tiveram suas expectativas frustradas. Por esse motivo, algumas dessas famílias buscaram o atendimento da DPE. “Vamos procurar a instituição de ensino para entender o que aconteceu e buscar uma solução para essa demanda, a fim de que ninguém seja prejudicado”, disse o dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (NUDECONTU), Rafael Pedro Magagnin.

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