Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mais de 700 cidadãos são atendidos em mutirão promovido pela Defensoria Pública na cidade de Caxias do Sul

Publicação:

No mutirão de atendimentos, que foi dividido em duas frentes, mais de 740 pessoas tiveram suas demandas encaminhadas
No mutirão de atendimentos, que foi dividido em duas frentes, mais de 740 pessoas tiveram suas demandas encaminhadas - Foto: Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS
Por Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS

Caxias do Sul (RS) – Uma grande estrutura, com duas unidades móveis, 22 defensores e quase 20 servidores públicos foi disponibilizada pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) para atender a população de Caxias do Sul, nos dias 18 e 19. No mutirão de atendimentos, que foi dividido em duas frentes, mais de 740 pessoas tiveram suas demandas encaminhadas e suas dúvidas sanadas pelas equipes da instituição.

O primeiro grupo, que ficou na Praça Dante Alighieri, prestou assistência jurídica a 245 cidadãos, nas diferentes áreas de atuação da DPE. As demandas se concentraram nas áreas de família, saúde, consumidor, moradia, cível e defesa criminal. Além de ajuizamentos, peticionamentos e envio de ofícios, também foram realizadas mediações – com acordos firmados – e diversas pessoas saíram do local com suas demandas atendidas ou ao menos encaminhadas.

Já o segundo grupo prestou atendimento na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, que abriga aproximadamente mil presos, dos quais 1/3 são provisórios. Foi oportunizado o atendimento, resultando na análise da situação de 503 pessoas, com centenas de pedidos jurídicos e encaminhamentos técnicos.

Além disso, a equipe da Defensoria Pública realizou uma inspeção no local, cumprindo com a atribuição legal de órgão de execução prevista na Lei de Execução Penal. A defensora pública dirigente e o subdirigente do Núcleo de Defesa em Execução Penal (NUDEP), juntamente com a defensora pública que possui atribuição no estabelecimento, servidores do Núcleo e dos setores de Engenharia e de Comunicação da DPE, inspecionaram as galerias e celas de isolamento, cozinhas e estoque de alimentos, Unidade Básica de Saúde, setores de tratamento penal, setor administrativo e alojamento dos agentes.

A inspeção culminará no envio de um relatório às autoridades competentes, detalhando o observado e as recomendações sugeridas pela instituição, em observância à Lei de Execução Penal, de forma a garantir os direitos das pessoas privadas de liberdade.

Para os próximos meses, a ideia é repetir esse modelo de mutirão em outras grandes cidades gaúchas.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul