Entidades que lutam pelo direito à moradia entregam relatório da Campanha Despejo Zero na DPE/RS
Publicação:
Porto Alegre (RS) – Na última sexta-feira (28), entidades que lutam pelo direito à moradia entregaram uma cópia do relatório da Campanha Despejo Zero na Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS). Segundo o documento, o estado está entre os que possuem o maior número de pessoas ameaçadas de despejo no país. A estimativa seria de cerca de 11 mil famílias.
Antes de visitarem a DPE, as entidades também realizaram um ato para reivindicar a prorrogação da ADPF 828, que suspendeu o despejo de 38.580 famílias, em 149 casos na Justiça, durante a pandemia de covid-19 e que vence nesta segunda-feira (31). Nas últimas semanas, diversas mobilizações aconteceram pelo país, reivindicando a prorrogação da suspensão dos despejos.
De acordo com o último levantamento da Campanha Despejo Zero, 898.916 pessoas estão sob ameaça de remoção. Entre elas, aproximadamente 154 mil são crianças e 151 mil idosas. Chega a 188.621 o número de famílias que estão ameaçadas de despejo, um aumento de 1.001% em dois anos e meio.
Os representantes foram recebidos pelo subdefensor público-geral para Assuntos Jurídicos, Alexandre Brandão Rodrigues; pela dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia (NUDEAM), Sabrina Backes; e pelo dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (NUDECONTU), Rafael Pedro Magagnin.