DPE/RS realiza mutirão de atendimentos na Parada Livre, em Porto Alegre
Publicação:
Porto Alegre (RS) - Em celebração ao mês em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), através do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual (NUDIVERSI) realizou no último domingo (12), um mutirão de atendimentos na 25ª edição da Parada Livre de Porto Alegre, que ocorreu no Parque da Redenção.
Durante o evento, foram registrados 14 atendimentos e aproximadamente 20 pessoas buscaram orientações de defensores, servidores e estagiários que estavam presentes na unidade móvel da Defensoria.
“A participação da Defensoria na Parada Livre tem dois focos principais: um deles é para marcar a posição institucional de aliada das pautas LGBTQIA+. O outro é prestar orientações e atendimentos voltados à retificação de registro civil de pessoas trans binárias e não binárias, essas que têm nos procurado aqui durante toda a tarde pedindo orientações, sanando dúvidas e recebendo as nossas cartilhas”, comentou a defensora e dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDDH) e do NUDIVERSI, Aline Palermo Guimarães.
O evento foi organizado pelos coletivos Nuances, Igualdade, SOMOS, Outra Visão, G8 – SAJU/UFRGS, Juntos LGBT, Mães pela Diversidade, Escoteiros do RS, Homens Trans em Ação, Bloco da Diversidade, Coletivo Amora, NUDS – Núcleo de Diversidade do Sintrajufe/RS, Instituto Teia – Direitos Humanos, Transenem, Rede Lés-Bi, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids – RS e Homens Negros, Trans e Transmasculines em Diáspora.