Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dirigente do NUDEPID participa de Seminário de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa na AL

Publicação:

Seminário de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa
Seminário de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa - Foto: Reprodução/TV Assembleia
Por Drysanna Espíndola — Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – A dirigente do Núcleo de Defesa da Pessoa Idosa da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (NUDEPID – DPE/RS), Mariana Fenalti Salla, participou, na última sexta-feira (10), do Seminário de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, ocorrido na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS). O evento fez parte do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional.

De acordo com as ocorrências registradas pela Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa de Porto Alegre, 62,4% dos idosos da capital gaúcha sofreram algum tipo de violência, em especial psicológica, entre 2019 e 2020. O índice de violência financeira durante o período da pandemia também é alto, atingindo 30,4%.

Participaram também o ativista Lélio Falcão; a doutora do Núcleo de Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Samantha Sittart; a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI), Iride Cristofoli Caberdon; o vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), Mauro Freitas; o chefe da Delegacia de Proteção ao Idoso de Porto Alegre, Rodrigo Bozzetto; e o especialista em Saúde Familiar e Comunitária da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), Bernardino Vitoy.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul