Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dirigente do NUDEAM realiza reunião com membros da comunidade indígena Charrua

Publicação:

Foto do defensor público, do diretor e da engenheira do DEMHAB, e dos membros da comunidade indígena durante a reunião.
O encontro aconteceu para organizar a reforma das residências da aldeia. - Foto: Rafaela Vieira - ASCOM DPE/RS
Por Rafaela Vieira – ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Nesta quinta-feira (14), o dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia (NUDEAM), defensor público Renato Muñoz, realizou reunião com membros da comunidade indígena Charrua e com representantes da Prefeitura de Porto Alegre.

O encontro aconteceu para organizar a reforma das residências da aldeia, que conta com 22 famílias, buscando garantir a melhoria no saneamento básico a partir de um novo orçamento.

“A nossa preocupação é com as casas que estão sem teto e sem nenhum tipo de proteção”, afirmou a principal representante da comunidade Charrua, Cacica Acuab.

Foto da cacica da comunidade Charrua durante a reunião.
A comunidade indígena Charrua se localiza, principalmente, no bairro Lami, em Porto Alegre. - Foto: Rafaela Vieira - ASCOM DPE/RS

Com base nisso, o defensor público destacou que essa demanda passou pelo Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB) e pela Defensoria para que haja o conserto, a reforma e a reconstrução das casas, além de também resolver a questão hidráulica.

A reunião contou com a presença do diretor-geral do DEMHAB, André Machado, e da engenheira do órgão, Valesca Roncato.

A comunidade indígena Charrua se localiza, principalmente, no bairro Lami, extremo-sul de Porto Alegre. Hoje, o grupo busca mais direitos e melhores condições de vida, além de respeito à cultura charrua.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul