Defensoria recebe entidades para discutir retirada de PL que trata de critérios para o manejo de vegetação sob redes de energia
Publicação:
Porto Alegre (RS) – Na tarde passada, o defensor público dirigente do Núcleo de Defesa Ambiental (NUDAM), João Carmona Paz, recebeu representantes de entidades ambientalistas na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/RS).
No encontro, os representantes entregam um manifesto pela retirada do regime de urgência de projeto de Lei que dispõe sobre critérios para o manejo de vegetação sob redes de energia elétrica.
Participaram integrantes do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (INGÁ), da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN) e do coletivo Preserva Redenção.
No documento, eles manifestam preocupação com os reflexos do Projeto de Lei e os impactos na vegetação do estado, destacando a necessidade de um amplo debate no parlamento e na sociedade sobre a importância da cobertura vegetal e de seu manejo técnico e criterioso.
Além disso, salientaram a necessidade especial da proteção de árvores nativas ameaçadas de extinção, de árvores tombadas, bem como apontaram a centralidade da matéria quando se busca construir soluções de cidades mais resilientes para inundações e que forneçam maior conforto térmico em um cenário de aquecimento global.