Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria realizará mutirão no centro de Porto Alegre para orientações sobre registro civil de pessoas não binárias

Publicação:

Defensoria realizará mutirão no centro de Porto Alegre para orientações sobre registro civil de pessoas não binárias
Defensoria realizará mutirão no centro de Porto Alegre para orientações sobre registro civil de pessoas não binárias - Foto: Sandrine Knopp - Ascom DPE/RS
Por Ísis Falcão - Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) - No próximo dia 12 de novembro, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) realizará um mutirão de educação em direitos e orientação jurídica, com foco na retificação do registro civil de pessoas não binárias. O evento acontecerá no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre.

A atividade, que acontecerá das 13h às 18h, tem a participação do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria (NUDDH), da Defensoria Itinerante e da 12ª Defensoria Pública Especializada em Ajuizamento de Porto Alegre (que possui atribuição em Registros Públicos).

De acordo com a defensora pública dirigente do Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria Pública (CRDH – DPE/RS), Aline Palermo Guimarães, “o mutirão tem o objetivo, em especial, de dar visibilidade à recente atuação da Defensoria Pública em caso de retificação de registro civil de pessoa não binária, com a divulgação de orientações a respeito do tema”.

Serão distribuídas cartilhas relacionadas à temática LGBTQIA+ já produzidas pela DPE/RS, assim como um fôlder específico com orientações sobre a retificação de registro para pessoas não binárias.

Em setembro de 2021, após ação ajuizada pelo CRDH, a Justiça gaúcha deferiu o pedido de retificação de registro civil de pessoa não binária residente de Porto Alegre. A decisão implica na alteração do prenome e da anotação referente ao sexo da pessoa, passando a constar como "não binário".

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul