Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública Regional de Panambi realiza 3ª Oficina das Famílias

Publicação:

oficina das famílias
Oficina das famílias - Foto: Divulgação
Por Leonardo Martins - Ascom DPE/RS

Panambi (RS) – A Defensoria Pública Regional de Panambi realizou, no dia 2 de agosto, a 3ª Oficina das Famílias. O evento ocorreu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) do município das 8h às 12h. A Oficina das Famílias é um programa educacional para casais em fase de ruptura de relacionamento, e tem o intuito de demonstrar aos pais e demais membros da família, a importância de buscarem maneiras saudáveis de lidar com o término do casamento. Estima-se que graças a esta ação extrajudicial, 60% dos participantes do programa entram em acordo em seus conflitos familiares, ou seja, deixam de entrar na justiça com um processo, fazendo com que a resolução seja amigável, trazendo benefícios tanto para o âmbito familiar quanto para a justiça.

Durante as oficinas, além de educação em direitos, é proporcionado aos cidadãos a realização da atividade de constelação familiar, com consteladoras do Estado, que realizam o trabalho voluntariamente. “O resultado tem sido muito positivo, pois, os participantes saem do programa cientes de seu papel na vida dos filhos e da importância também do outro (pai ou mãe), colocando-se à disposição para realizar acordos benéficos aos menores”, relatou a defensora pública diretora regional da Defensoria Pública Regional de Panambi, Jaciara Barasuol Ritter.

A constelação familiar é uma forma de terapia em que são criadas “esculturas vivas” que reconstroem a árvore genealógica, o que permite localizar e remover bloqueios de qualquer geração ou membro da família. Entende-se que possa trazer experiências de gerações anteriores, que influenciam no presente.

Os interessados em participar da Oficina das Famílias podem procurar espontaneamente a Defensoria Pública Regional de Panambi, localizada na Rua Júlio de Castilhos, 1183, ou buscar informações via telefone: (55) 3375-8659.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul