Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Primeira Oficina das Famílias é realizada em Panambi

Publicação:

Primeira Oficina das Famílias é realizada em Panambi
Primeira Oficina das Famílias é realizada em Panambi - Foto: Divulgação / Ascom - DPE/RS
Por Letícia Costa / Ascom – DPE/RS

Panambi (RS) – A Defensoria Pública Regional de Panambi realizou, no dia 31 de maio, a primeira Oficina das Famílias. O evento ocorreu na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) do município e contou com 15 participantes.

As oficinas voltadas às famílias que enfrentam problemas relacionados a divórcio, guarda, pensão, entre outros, são espaços que propiciam o empoderamento dos próprios cidadãos para a resolução de suas questões. Além de palestras, o encontro apresentou a constelação familiar, uma novidade oferecida gratuitamente pela comarca de Panambi.

A constelação familiar é uma prática terapêutica utilizada para tratar questões físicas e mentais a partir da revelação das dinâmicas ocultas de uma família. A atividade foi mediada pela consteladora Patricia Michelon, de Santa Maria.

M.B.S*, assistido da Defensoria Pública que participou da oficina, deixou o seu relato após uma mediação. “Cheguei com o pensamento voltado no certificado, para poder entrar com o pedido de guarda unilateral. Queria meu filho para mim, pois, na minha opinião, minha ex-companheira não estava sendo uma boa mãe. Vou para casa mudado; Inclinado a entrar em um acordo bom para ele, pois, com o trabalho realizado aqui, ganhei bem mais que um certificado, que era minha única intenção. Entre tudo que ganhei, a principal mudança é ter a certeza que, apesar dos pesares, o J*. precisa da sua genitora, não só porque a ama, mas também porque necessita dessa convivência maior com ela e com os familiares dela”, destacou.

A defensora pública diretora regional da Defensoria Pública de Panambi, Jaciara Barasuol Ritter, considerou o evento muito proveitoso: “A primeira Oficina das Famílias de Panambi superou minhas expectativas, pois foi muito além de prestar educação em direitos. A realização da constelação familiar, embora desconhecida pela maioria das pessoas, fez com que todos os participantes fossem para casa aliviados de suas dores e entendendo a raiz de muitos de seus conflitos. Com esse trabalho, estamos conseguindo ir muito além de solucionar conflitos jurídicos, estamos dando ferramentas para a solução de conflitos emocionais, que muitas vezes levam à busca da tutela jurisdicional.”

As Oficinas das Famílias realizadas no município ocorrem sempre na última sexta-feira de cada mês. A próxima deve ocorrer no dia 28, com a presença da consteladora Vanda Martins, de Cruz Alta.

*apenas as iniciais dos nomes foram utilizadas para preservar a identidade dos assistidos

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul