Defensoria Pública recebe direção do Cremers para apresentar trabalhos da Câmara de Conciliação
Publicação:
Porto Alegre (RS) - Representantes do Conselho Médico do Rio Grande do Sul (Cremers) realizaram uma visita institucional, na manhã desta terça-feira (12), à Defensoria Pública do Estado para conhecer mais sobre o trabalho de Câmara de Conciliação. Eles foram recebidos pelo Defensor Público-Geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, pelo defensor público chefe de gabinete, Enir Madruga de Ávila, e pela defensora pública coordenadora da Câmara de Conciliação, Ana Carolina Sampaio Pinheiro de Castro Zacher.
O vice-presidente do Conselho, Eduardo Trindade, o coordenador da Ouvidoria do Cremers, Rafael Broetto, e a advogada Daniella Meirelles conversaram com os defensores públicos sobre as atividades realizadas na Câmara e visitaram o local, localizado na Rua Siqueira Campos, 731, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Além de discutir parcerias entre a Defensoria e a entidade, o Cremers estuda criar sua própria Câmara de Conciliação para atender demandas que envolvam a classe médica.
Câmara de Conciliação
Na Defensoria Pública, a Câmara de Conciliação atua na esfera extrajudicial, ou seja, antes ou independentemente de processo judicial. Trata-se de um meio alternativo de resolução dos conflitos. Todos os tipos de dívidas podem ser objeto de conciliação: dívidas com lojas, bancos, financeiras, funerárias, cemitérios, supermercados, salões de beleza, aluguéis, condomínios e, até mesmo, dívidas com familiares.
Durante a conciliação, as partes têm liberdade para estabelecer os termos do acordo. É possível propor parcelamento, abatimento ou desconto, prazo ou carência, troca (permuta) por mão de obra ou serviço, bem como qualquer outra opção que seja considerada satisfatória por quem está conciliando.