Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensor público-geral participa da posse da Mesa Diretora do Legislativo gaúcho

Publicação:

Defensor público-geral acompanhou posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RS
Defensor público-geral acompanhou posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RS - Foto: Francielle Caetano - ASCOM DPE/RS
Por Francielle Caetano - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – O defensor público-geral, Nilton Leonel Arnecke Maria, esteve presente na sessão de eleição e posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que terá como presidente o deputado estadual Pepe Vargas. O ato aconteceu na tarde desta segunda-feira (3), quando foram retomas as atividades do Parlamento gaúcho.

Em seu terceiro mandado como deputado estadual, Pepe foi vereador e prefeito de Caxias do Sul, além de deputado federal durante três legislaturas. Durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, foi ministro do Desenvolvimento Agrário, ministro das Relações Institucionais e ministro dos Direitos Humanos.

Em sua fala, o eleito presidente ressaltou o espaço democrático que a Assembleia Legislativa do RS sempre foi ao longo dos seus 190 anos, completos neste ano de 2025. “Quero afirmar alguns compromissos que, em condições normais, seriam meras redundâncias, mas reafirmar compromissos democráticos é fundamental nos dias em que vivemos. É importante dizer que ainda estamos aqui e que defendemos a democracia”, discursou Pepe.

O deputado estadual ainda referiu ter sido questionado como será sua relação com o Governo Executivo, uma vez que é oposição, afirmando que essa é uma situação absolutamente normal em um regime democrático.

“Temos divergências, mas também convergências em diversos assuntos de interesse público. O Poder Legislativo é plural, não uma extensão do Executivo. São poderes que precisam conviver de forma harmônica, porém independentes, conforme preconiza a nossa Constituição. Penso ser possível, a par das nossas diferenças, construirmos pactos em torno de pautas que nos unifiquem para desenvolver o crescimento econômico e social do Rio Grande”, relatou.

A partir do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, espaço de diálogo da Assembleia com a sociedade, a gestão de Pepe Vargas terá como bandeira “Pacto 2025: o crescimento sustentável é agora”.

Além do novo presidente, estarão na gestão de 2025 do Legislativo gaúcho os deputados Luiz Marenco, (1º vice-presidente), Vilmar Zanchin (2º vice-presidente), Sérgio Peres (1º secretário), Professor Issur Koch (2º secretário), Thiago Duarte (3º secretário), Delegada Nadine (4ª secretária) e os suplentes de secretário Laura Sito, Paparico Bacchi, Elisandro Sabino e Luciana Genro.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul