Defensoria Pública e instituições parceiras oferecem curso de empreendedorismo para mulheres presas em Guaíba
Publicação:
Guaíba (RS) – Quinze mulheres presas na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba (PEFG) iniciaram, na última sexta-feira (5), um curso técnico-profissionalizante em empreendedorismo.
A aula inaugural contou com a presença da defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa em Execução, Cintia Luzzatto, e marcou o início das atividades de um Termo de Cooperação firmado pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS).
O curso é destinado a quinze mulheres selecionadas previamente pela equipe da PEFG. A ideia é desenvolver noções de empreendedorismo e gestão de negócios, criando oportunidades para a vida após o cárcere e auxiliando a ressocialização.
Além de receberem um certificado de conclusão, o curso contribuirá para remição das penas das mulheres reclusas. As aulas serão ministradas semanalmente, por professoras da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
A partir do Termo de Cooperação, serão realizadas atividades semelhantes em estabelecimentos prisionais de todo o Estado. O objetivo é oferecer cursos em diversas áreas, buscando a formação educacional, técnica e profissionalizante às mulheres presas.
O acordo foi firmado entre Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), Secretaria Estadual de Sistemas Penal e Socieducativo (SSPS), Associação dos Defensores e Defensoras Públicas do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS), Fundação Irmão José Otão, Associação Elas Existem e Terceiro Andar Assessoria Educacional.