Defensoria Pública do RS inicia atendimentos na cidade de Feliz
Publicação:

Feliz (RS) – Como parte do projeto de expansão pelo interior do estado, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) iniciou os atendimentos à população de Feliz, no Vale do Caí. Contando com um defensor público, uma técnica-administrativa e um estagiário, a equipe da unidade realizou mais de 50 atendimentos, em apenas uma semana.
A sede funciona na Rua Tiradentes, nº 630, sala 408, no Centro de Feliz, e o telefone de contato é o (51) 3637-1535.
De acordo com o defensor público Raphael Varella Coelho, um expressivo número de pessoas também foi até a DPE para conhecer e se informar sobre o serviço de assistência jurídica integral e gratuita prestada pela instituição.
“Um atendimento me chamou muito a atenção. Uma senhora me expôs todo o seu problema durante alguns minutos e, ao final, eu a informei que precisaria analisar alguns documentos e processos para formar uma opinião jurídica sobre a viabilidade de alguma medida judicial ou extrajudicial. Comprometi-me a informá-la, assim que tivesse acesso aos autos, sobre o que foi decidido. Ao fim do atendimento ela, aos prantos, disse que, independentemente do cabimento, ou não, de alguma medida, ela já estava aliviada e realizada, porque, finalmente, alguém a havia escutado. É isso que, na minha opinião, é o DNA da Defensoria Pública: dar voz, lugar, visibilidade às pessoas vulneráveis, por vezes por meio da atuação judicial ou extrajudicial, às vezes apenas as ouvindo. A Defensoria Pública é a instituição que transforma indivíduos em cidadãos, por meio de um atendimento humanizado, sem deixar de ser técnico, respeitoso, sem ser subserviente, e principalmente, acolhedor”.
Feliz era a única comarca, das 165 do estado, que ainda não contava com atendimento da Defensoria Pública.