Defensoria Pública do RS assina termo de cooperação sobre doação de órgãos e tecidos para transplante
Publicação:
Porto Alegre (RS) — A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) foi uma das instituições que assinou, nesta quinta-feira (15), um termo de cooperação para doação de órgãos e tecidos para transplante. A assinatura ocorreu na abertura da audiência pública sobre o tema, realizada no Auditório Osvaldo Stefanello, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre.
“Hoje nós vemos cada vez mais que não adianta antagonismos. Nós podemos buscar resultados positivos muito melhor quando trabalhamos em rede. Vivemos este momento de compartilhamento de ideias, de iniciativas e de esforços. O momento é importante, pois no pós-pandemia o Rio Grande do Sul deixou de ser protagonista na doação de órgãos. Mas nós vamos voltar a esse protagonismo, fomentando e facilitando o acesso a toda a rede de doação de órgãos. O objetivo é nobre e urgente. Não há nada mais belo do que estar envolvido neste momento”, ressaltou a defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública (NUDS — DPE/RS), Liliane Paz Deble.
O objetivo do termo é estabelecer fluxos organizativos para ações envolvendo alvará judicial de autorização para a doação de órgãos e tecidos para transplante.
Além da Defensoria Pública, participaram o Ministério Público, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Procuradoria-Geral do Estado e a Secretaria Estadual da Saúde.