Defensoria participa do Seminário Espectro do Autismo: Acolhimento e Cuidados, no Ministério Público
Publicação:
Porto Alegre (RS) – Com o objetivo de informar e desenvolver habilidades necessárias para o atendimento de crianças e adolescentes atípicas, realizou-se, na tarde desta quarta-feira (24), o Seminário Espectro do Autismo: Acolhimento e Cuidados. A defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Saúde (NUDS), Liliane Paz Deble, compôs a mesa do evento, que aconteceu na sede do Ministério Público do RS (MPRS).
O evento, voltado principalmente para instituições de acolhimento, escolas e rede de saúde, ocorreu de maneira híbrida, com transmissão ao vivo no canal do Youtube do MPRS, e contou com palestras e entregas de kits de livros, além de espaço para perguntas do público.
A promotora de justiça da Infância e Juventude, Cinara Vianna Dutra Braga, comentou sobre a motivação do evento. “É importante que saibamos como cuidá-los(crianças e adolescentes dentro do espectro autista). Faço a fiscalização dos centros de acolhimento e muitas vezes me deparo com situações ditas “de contenção”, que acabam sendo de agressão. Isso é absolutamente indefensável. Nós que cuidamos de crianças e adolescentes, que temos por obrigação a proteção integral, temos que nos informar”, afirmou Cinara.
Também estiveram presentes o presidente do comitê estadual de saúde no Conselho Nacional de Justiça, Ney Wiedemann Neto; o secretário municipal do Desenvolvimento Social, Léo Voigt; e demais autoridades.