Defensora pública participa do lançamento de nova usina de etanol, em Passo Fundo
Publicação:
Passo Fundo (RS) – A defensoria pública de Carazinho, Daniele da Costa Lima, esteve presente hoje (4) na assinatura do termo de compromisso para o início das obras da nova usina de etanol no Rio Grande do Sul. Daniele, que é membro do Núcleo de Defesa Ambiental (NUDAM) e também dirigente do Núcleo de Defesa do Direito das Famílias (NUDEFAM), foi ao evento representando o defensor público-geral, Antonio Flávio de Oliveira.
A usina de etanol da Be8 será a primeira a produzir o biocombustível em grande escala no Estado, com perspectiva de produzir 220 milhões de litros de etanol por ano, a partir de grãos cultivados no RS, como trigo, triticale e cevada.
Como membro do NUDAM, a defensora pública destaca a importância dessa construção. “A população hipossuficiente sofre de forma direta os efeitos da degradação ao meio ambiente, então, alternativas menos poluidoras devem ser louvadas”, afirmou Daniele.
Segundo cronograma da companhia, a usina passará a operar já a partir de 2024, atingindo o seu potencial de produção em 2027. O empreendimento irá gerar aproximadamente 150 empregos diretos e mais de 1.000 indiretos.
Estiveram no evento o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; governador do RS, Eduardo Leite; prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida; e outras autoridades.