Defensor público-geral acompanha posse da presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS)
Publicação:
Porto Alegre (RS) – O defensor público-geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, acompanhou, na última segunda-feira (29), a posse da desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), para o biênio 2023/2024. Ela assumiu o posto no lugar do desembargador Francisco José Moesch. Na cerimônia, o desembargador Voltaire de Lima Moraes tomou posse como vice-presidente e corregedor da instituição, para o mesmo biênio.
Em seu discurso, Moesch agradeceu aqueles que colaboraram em sua gestão e lembrou as principais realizações de seu mandato, como as cinco caravanas realizadas em parceria com a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) pelo interior do RS; o fato de ter sido o primeiro dos dez maiores TREs dos Brasil a encerrar com sucesso a apuração das Eleições 2022; e a inauguração da nova sede do TRE-RS, com a presença da Ministra Rosa Weber.
Vanderlei é a quarta mulher a ocupar a presidência da corte, fato que foi destacado por ela em seu discurso. A desembargadora defendeu a qualidade do sistema eletrônico de votação brasileiro, reforçando que ele é usado há 26 anos sem qualquer fraude comprovada.